Connect with us

Net Empregos 2024

Entrevista de emprego

Como responder perguntas difíceis numa entrevista de emprego?

Seja online ou presencial, fazer uma entrevista de emprego pode gerar muita tensão e ansiedade. No entanto, alguns truques são essenciais para ter êxito nessa empreitada e, entre eles, é necessário entender o que será questionado no processo seletivo. Sendo assim, vamos te mostrar como responder perguntas difíceis numa entrevista de emprego. 

Nos últimos anos, as empresas customizaram seus processos seletivos, tornando mais difíceis para os candidatos. Na prática, isso ocorreu porque as instituições visam “peneirar” os melhores talentos e, para isso, existe uma triagem considerável na sua entrevista de emprego.

Por outro lado, o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, ou seja, nem sempre é fácil se destacar dos demais. Independente disso, existem algumas perguntas que sempre caem nas entrevistas de emprego, e saber como respondê-las é fundamental para ter sucesso nesse processo!

Quais as perguntas mais difíceis de uma entrevista de emprego?

A princípio, podemos dizer que qualquer pergunta vai ser difícil se você não pesquisar bem sobre a empresa, ou não se conhecer profundamente. Sendo assim, vamos te mostrar algumas perguntas difíceis em entrevistas de emprego, e o que você deve fazer para respondê-las. Confira:

1 – “O que você pode falar de você?”

Em qualquer primeiro encontro social, falar um pouco sobre nós mesmos é fundamental. Numa entrevista de emprego não poderia ser diferente e, mesmo sendo a pergunta mais comum nessa situação, a maioria das pessoas não sabem como respondê-la. 

Dessa forma, é necessário ser sucinto e prático ao responder essa pergunta, dando foco na sua experiência profissional e nos bons resultados que você entregou as empresas por onde trabalhou.

Além disso, é nítido que a pergunta também questiona sobre sua vida pessoal e personalidade. Para responder corretamente, sintetize suas principais características e atividades, mas sem tentar forçar intimidade com o entrevistador, para não parecer artificial e forçado demais. 

2 – “Por que quer trabalhar em nossa empresa?”

Muitas Pessoas buscam um emprego por ter interesse na área de atuação, assim como outros buscam por necessidade. Em ambos os casos, existe uma motivação para trabalhar nessa empresa – e saber como pontuar isso é fundamental para se destacar numa entrevista de emprego. 

Neste sentido, mesmo sendo uma pergunta bem ampla, foque sua resposta na motivação e satisfação pessoal. Dessa forma, fala que aquela empresa te motiva a se interessar mais pela área de atuação onde está inserida.

Além disso, você pode conquistar o entrevistador falando o que sabe da empresa. Em outras palavras, você pode dizer que quer trabalhar naquela empresa porque ela possui um plano de carreira, por exemplo. Na prática, usar a motivação é sempre benéfico para responder essa pergunta, desde que não soe forçado demais. 

3 – “Qual a sua maior conquista?”

Essa é uma das perguntas mais difíceis de responder numa entrevista de emprego. Isso porque, normalmente, as pessoas sequer sabem quais são suas maiores conquistas na vida. Dessa forma, é necessário identificar o que você fez de melhor para elaborar uma resposta adequada.

Neste sentido, é importante ressaltar que a conquista deve ser profissional. Ou seja, falar que a sua maior conquista foi ter formado uma família pode não ser adequado. Sendo assim, para saber qual a sua maior conquista, olhe o seu currículo e veja a coisa mais interessante que você fez ao longo da sua jornada. 

4 – “Qual salário você almeja receber?”

Muitas pessoas acertam bastante nas perguntas de uma entrevista de emprego, mas, também erram seriamente numa das perguntas finais: Qual salário você espera receber? Bem, é claro que todos queremos ganhar bem, mas uma resposta inadequada pode acabar pegando muito mal.

Sendo assim, para responder essa clássica pergunta, analise o salário prático na área de atuação da empresa, ou até mesmo na própria empresa. Atualmente, plataformas como o LinkedIn apontam qual é o salário médio de determinada instituição.

Além disso, tenha em mente que a remuneração não pode ser superestimada, ou seja, não dá para ganhar mais do que merece. Sendo assim, formule um valor adequado a sua realidade a da empresa e, caso necessário, afirme que está aberto à negociação de rendimentos. 

5 – “Por que você ficou tanto tempo sem trabalhar?”

Se estamos em uma entrevista de emprego, é nítido que estamos desempregados. No entanto, algumas pessoas podem passar meses – ou até anos – sem trabalhar, e isso sempre gera curiosidade nos enfeitadores.

Neste sentido, se teve dificuldade para encontrar emprego, não fale diretamente essa realidade. Na verdade, é indicado que você fale o que fez de produtivo nesse tempo fora do mercado de trabalho, como estudos, treinamentos, profissionalização, entre outros. 

6 – “Qual é o seu ponto fraco?”

É normal as pessoas dizerem que são perfeccionistas numa entrevista de emprego. Na verdade, eles usam isso como o maior ponto fraco… Mas, será que isso convence alguém? Tenha certeza que não!

Basicamente, muitas vezes sequer sabemos o nosso maior ponto fraco. Sendo assim, é necessário entender quem realmente somos para responder essa pergunta. Fazendo isso, você constrói uma resposta eficiente e sincera para dar ao seu entrevistador. 

Sendo assim, evite falar de perfeccionismo ou o quanto você é “doente” no trabalho. Na verdade, a melhor resposta deve ser sincera, falando que você tem medo de grandes desafios ou até mesmo se sente inseguro em certas situações. Fazendo isso, além de não sentir, você demonstra sinceridade ao recrutador – e esse ponto conta muito. 

7 – “Você tem experiência nessa área?”

Quando somos selecionados para uma entrevista de emprego, logo interpretamos que o empregador viu o nosso currículo. Neste sentido, ele já consta com informou como experiência e, definitivamente, ele consegue ver que você já trabalhou na área de atuação da empresa.

Quer dizer, é o esperado, não é mesmo? Isso porque muitas pessoas mentem no currículo e, para pegar alguns candidatos, eles querem confirmar esses dados. Sendo assim, se já trabalhou na área, conte tudo o que você fez no segmento, sempre destacando seus melhores projetos.

No entanto, se você não tem experiência, mentir não vai te ajudar! Assim, falar sem medo que você não tem experiência, mas tem bastante interesse em trabalhar no segmento e contribuir com a empresa. Como menos é mais, a sinceridade é um ponto bastante positivo para responder essa pergunta. 

8 – “Por que devemos te contratar?”

Para muitos, esta é a pergunta mais difícil em uma entrevista de emprego. Na prática, todos os selecionados para a entrevista são capazes de serem contratados, mas, por qual motivo o empregador deveria te contratar?

Assim como em outras perguntas, o foco da sua resposta está na sinceridade. Desse modo, é necessário pontuar que você está a par dos critérios exigidos pela empresa e, além disso, também está interessado em construir uma carreira naquela instituição.

Por fim, um bom truque para responder essa pergunta é usar a narrativa do próprio empregador. Assim, se ele fala o que a empresa espera de um funcionário, você pode construir as respostas em cima disso. Contudo, tome cuidado para não parecer forçado ou até mesmo mentiroso. 

Leia mais: Como se preparar para uma entrevista de emprego?

Continue Reading
To Top

Carregando oportunidade…Aguarde

0