Connect with us

Net Empregos

Entrevista de emprego

Como se vestir em uma entrevista de emprego?

Encontrar maneiras para se sair bem numa entrevista de emprego pode ser bem difícil, especialmente quando não sabemos bem como ele funciona. No entanto, independente de como ela ocorre, uma coisa é certa: a aparência conta bastante. Sendo assim, vamos te mostrar como se vestir em uma entrevista de emprego!

Nos últimos anos, as entrevistas de emprego virtuais ganharam bastante espaço no mercado de trabalho. Assim, mesmo que sejam feitas virtualmente, elas também exigem uma série de requisitos, incluindo as roupas dos participantes. Por outro lado, as entrevistas de emprego presenciais continuam e, dessa forma, saber o que vestir é fundamental para se sair bem.

Sendo assim, se você está prestes a fazer uma entrevista de emprego, é essencial saber como se vestir nesse momento. Por isso, confira algumas dicas incríveis para se vestir bem no seu processo seletivo!

Como se vestir bem em uma entrevista de emprego?

Usar roupas caras não é o pilar para se vestir bem numa entrevista de emprego. Na verdade, existem alguns critérios para conseguir isso, confira:

1 – Conheça o código de vestimenta da empresa

Normalmente, a maioria das empresas adota um código de vestimenta para seus funcionários. Na prática, trata-se de um código simples, que determina o que deve ou não ser vestido no ambiente de trabalho, ou o que deve ser evitado. Chamado de dress code, essa prática já é usada por muitas empresas.

Neste sentido, imagine que você vai se candidatar a uma vaga como recepcionista ou secretária. Dessa forma, mesmo que você enviei vários currículos, por ser uma vaga bem específica, é provável que todas as empresas contatadas tenham um código de vestimentas.

Sendo assim, para evitar problemas, conheça como funciona o código de vestimenta da empresa previamente. Fazendo isso, além de estar com roupas adequadas para o trabalho, você demonstra que pesquisou sobre a realidade da empresa. 

2 – Conheça bem a vaga desejada

Apesar de as empresas terem códigos de vestimenta determinados, às vezes esses são direcionados a cargos diferentes. Em outras palavras, nem sempre ele é aplicado para todas as pessoas. Por exemplo, o estagiário por não ser afetado por esse código, mas os gerentes, sim.

Dessa forma, conheça bem a vaga que deseja para criar um look adequado à entrevista de emprego. Normalmente, empresas que trabalham com atendimento cobram mais arduamente o código de vestimenta, especialmente porque os funcionários lidam diretamente com os clientes. 

No entanto, muitas pessoas atuais não lidam com um dress code específico, principalmente porque trabalham com um modelo mais livre de vestimentas. Contudo, tenha em mente que, mesmo nessas situações, é importante se vestir adequadamente na entrevista de emprego. 

3 – Escolha roupas mais formais

Para muitas pessoas, fazer uma entrevista de emprego é sinônimo de usar roupas formais. Assim, podemos até dizer que isso é verdade, mas você não precisa se vestir formalmente de forma feia. Na verdade, é possível usar roupas formais e parecer elegante.

Sendo assim, escolha roupas num tom claro e adequado, que mostrem que você está confortável. Além disso, não deixe o seu corpo muito aparente, pois não passa formalidade.

4 – Não use roupas chamativas

Em algumas empresas, não existe um código de vestimenta específico e, dessa forma, as pessoas podem trabalhar como quiserem. Contudo, tentar chamar muita atenção na entrevista de emprego não é uma boa opção. Em outras palavras, roupas com brilhos, estampas chamativas ou até texturas exageradas e vibrantes não são recomendadas. 

Em suma, as roupas que você usaria em um momento mais descontraído, como uma balada ou aniversário, devem ser evitadas. Além disso, as roupas devem ter um aspecto sóbrio, para demonstrar a sua seriedade no processo.

Por outro lado, roupas justas ou extremamente decotadas podem causar um aspecto estranho aos recrutadores. Sendo assim, opte por roupas confortáveis e que te deixem com aspecto profissional. 

5 – Adapte às roupas

Dependendo da empresa ou vaga, o código de vestimentas existente é completamente contrário ao nosso estilo. Contudo, não precisamos nos preocupar com isso! Assim, mesmo que a empresa tenha um estilo bem diferente do nosso, é importante saber que podemos nos adaptar sem parecer forçado.

Em outras palavras, podemos adaptar as nossas roupas ao estilo proposto pelo código de vestimentas da empresa. Para isso, use alguma roupa apropriada, um acessório interessante, ou até mesmo um formato de cabelo formal que fique bonito em você.

Na prática, esse é um ponto super interessante que poucas pessoas prestam atenção. Isso porque os recrutadores percebem quando o estilo da empresa não combina com os candidatos, mas, acima de tudo, ele percebe quem tentou se adaptar ao dress code da instituição para passar uma boa impressão. 

6 – Tome cuidado com o cabelo

Se você pensa que somente o modo de se vestir conta numa entrevista de emprego, você está bem enganado! Isso porque existem diversos detalhes que compõem o estilo e, uma das principais, é o cabelo.

Sendo assim, nunca vá a uma entrevista com o cabelo bagunçado, pois isso demonstra desleixo. Além disso, em uma entrevista mais formal, procure usar um coque ou modelo de cabelo mais adequado à situação. Por outro lado, vale citar que chapéus e bonés nunca devem ser usados em entrevistas, nem mesmo tiras ou acessórios chamativos para o cabelo. 

A melhor forma de se vestir vai além das suas roupas

Muitas pessoas acreditam que somente boas roupas garantem uma boa aparência numa entrevista de emprego. Na verdade, existe algo que te deixa muito mais atraente: o senso de humor! Assim, você não precisa ser engraçado ou exagerado demais, mas ter um astral contagiante é excelente para se destacar em uma entrevista de emprego.

Neste sentido, mesmo que você seja uma pessoa introvertida, é necessário ter um bom astral para ter sucesso do começo ao fim da entrevista. Fazendo isso, você demonstra segurança e confiança ao recrutador. Por outro lado, é possível chegar na entrevista, e demonstrar baixo astral ao longo do processo.

Por fim, mesmo que você não se saia bem ao decorrer da entrevista, sempre mantenha o bom astral no ar. Isso porque os recrutadores prestam bastante atenção nesses detalhes, mesmo que isso não pareça importante para você. Inclusive, não pareça forçado, somente espirituoso, pois pessoas assim demonstram serem ótimas de trabalhar. 

Leia mais: Como responder perguntas difíceis numa entrevista de emprego?

Continue Reading
To Top