Oportunidades de trabalho para enfermeiros no Brasil

Buscando por oportunidades de trabalho para enfermeiros no Brasil? Pois saiba que existe quem diga que a Enfermagem é apenas uma área auxiliar da medicina. Porém, os enfermeiros são verdadeiros protagonistas na construção da qualidade de vida das pessoas.

Sendo assim, são várias as oportunidades de trabalho. Confira!

Como está o mercado de trabalho de Enfermagem no Brasil?

Em suma, no Brasil, dos mais de 35 milhões de profissionais de saúde, metade está na área de Enfermagem.

No entanto, vale lembrar que a demanda por serviços de saúde cresceu. Ou seja, há muito espaço para você se destacar!

Dessa maneira, para fazer a diferença em meio a outros candidatos, é essencial que você aposte na sua qualificação e tenha uma boa experiência de mercado.

Uma vez que você pode conseguir um emprego em clínicas, hospitais e outros estabelecimentos de saúde — públicos ou particulares.

Além disso, possui uma grande variedade de opções de atuação, segundo seus interesses e pretensões salariais!

Portanto, é fundamental pesquisar bastante e observar suas próprias habilidades na hora de decidir sobre qual área atuar.

Só não se esqueça de que, para poder trabalhar, será preciso regulamentar seu registro no Conselho Federal de Enfermagem. Isso traz mais credibilidade para seu currículo e possibilidades de trabalho.

Principais oportunidade de trabalho para enfermeiros

Por fim, vamos ver quais são as principais possibilidades para trabalhar na área de Enfermagem. Qual será a que tem mais a ver com você? Confira:

Enfermagem geral

Primeiramente, o enfermeiro-geral trabalha em clínicas e hospitais privados ou públicos. Sua principal função é coordenar a equipe que fica de plantão.

Sendo assim, atua, sempre que se fizer necessário, no cuidado com os pacientes.

Além disso, ele também se responsabiliza pela parte administrativa. Ou seja, faz cadastros de pacientes, registra quadros clínicos, entre outras atividades operacionais.

Enfermagem Home Care

Essa é uma tendência que não para de crescer. Muitos planos de saúde e espaços clínicos particulares já oferecem aos pacientes atendimento em casa.

Portanto, o enfermeiro vai até o paciente para realizar procedimentos básicos ou acompanhar tratamentos. Em casos mais delicados, há o acompanhamento de um médico.

Enfermagem Pediátrica

Já quanto a Enfermagem Pediátrica, como o próprio nome diz, o foco é direcionado para as crianças.

Isso significa que o enfermeiro faz o monitoramento de pequenos com doenças graves.

É preciso ter muita paciência e carinho neste momento. Afinal, as situações costumam ser muito específicas, e o profissional auxilia também na superação e na recuperação desses pacientes.

Enfermagem Médico-Cirúrgico

Nesse caso, o enfermeiro desta especialidade pode auxiliar o médico responsável em cirurgias de pequeno e médio porte. É preciso muito comprometimento e dedicação.

Em geral, a carga de trabalho é um pouco mais longa. No entanto, a remuneração é interessante, sem contar a experiência intensa e prática.

Enfermagem Obstétrica

Outra boa possibilidade, o profissional de Enfermagem Obstétrica fica responsável por cuidar de gestantes e lactantes. Desde o parto até o pós-parto, em exames, cuidados pessoais e demais tratamentos de recuperação.

É também uma atividade que requer ainda mais cuidado e atenção. Afinal, para além das mamães, o monitoramento também se estende aos bebês quando necessário.

Docência

Por fim, para o enfermeiro que tem o dom de ensinar e transmitir conhecimento, a sala de aula é uma ótima opção de atuação! Assim, dá para trabalhar na formação de novos profissionais da área, em cursos técnicos ou universidades.

Além da graduação, é fundamental ter uma especialização. E se você tiver experiência prática no mercado de trabalho, ela será um diferencial e tanto.

Vagas de enfermagem

Agora você já sabe quais são as principais áreas de atuação de um enfermeiro. Sendo assim, caso você queira se inserir no mercado de trabalho, clique aqui para conferir vagas.

Então, o que achou das dicas de enfermagem? Deixe nos comentários.