Como se preparar para uma entrevista de emprego?

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Com as redes sociais e o crescimento da internet, muita coisa mudou na vida cotidiana, principalmente no mundo profissional. Contudo, tal cenário não mudou uma realidade: a tensão da entrevista de emprego. Dessa forma, vamos te mostrar algumas dicas de como se preparar para uma entrevista de emprego. 

Dados da Robert Walters apontam que somente 29% dos candidatos realmente se preparam para uma entrevista de emprego. Normalmente, as pessoas acreditam que somente a sua bagagem ou currículo é suficiente para a aprovação no processo seletivo, mas isso é um verdadeiro erro.

Sendo assim, independente do método de entrevista, seja online ou presencial, é fundamental ter preparação para as perguntas do processo seletivo. Assim, para te ajudar nessa missão, vamos te mostrar algumas dicas incríveis para se preparar para uma entrevista de emprego. Confira!

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Como se preparar bem para uma entrevista de emprego?

A princípio, vale dizer que muitas pessoas acham que devem se preparar somente para a entrevista de emprego, mas isso está errado. Na verdade, a preparação deve começar na confecção do currículo. Isso porque o documento serve como um guia para o diálogo na entrevista, além da elaboração de perguntas ao candidato.

Dessa forma, é fundamental que você estude bem a sua carreira e formule um currículo adequado para a vaga. Além disso, tenha em mente que mentir no portfólio é uma cilada, portanto, seja o mais sincero possível nas suas experiências e qualificações.

Por outro lado, é importante ressaltar que somente teoria não aprova ninguém numa entrevista de emprego. Em outras palavras, tente descrever no currículo todas as ações e projetos que você teve na carreira e, dependendo da empresa, destaque aquelas que mais se adequarem ao seu perfil. 

Dicas para se sair bem numa entrevista de emprego

Agora que entendemos que preparar um bom currículo é fundamental para sair bem numa entrevista de emprego, é necessário pontuar outros critérios para você sair vitorioso do processo seletivo. Confira!

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

1 – Controle a ansiedade

Quando falamos em entrevista de emprego, é normal as pessoas associarem a um momento tenso. Podemos até dizer que não é fácil passar por uma entrevista de emprego, mas, se descontrolar em ansiedade não vai te ajudar em nada. Na verdade, é essencial que você se conheça bem antes da entrevista, para saber o quão ansioso você está por passar por esse processo. 

Isso porque a ansiedade e nervosismo acarretam prejuízos severos numa entrevista de emprego. Basicamente, tais sentimentos afetam diretamente o seu comportamento, ou seja, você pode ter dificuldade em responder às perguntas adequadamente, ou até mesmo errar nas suas respostas.

Por outro lado, algumas pessoas tendem a gaguejar quando estão nervosas. Em outros casos, acabam usando da informalidade ou até de palavras não aceitas numa situação formal e, consequentemente, prejudicam o seu desempenho no processo. 

Sendo assim, analise o quão ansioso você está e, dessa forma, tente extravasar esses sentimentos antes do processo seletivo. Fazendo isso, além de se sentir seguro na entrevista, você ainda evita passar perrengues por comportamentos inadequados. 

2 – Tenha confiança

Primeiramente, não pense que a ausência de ansiedade resulta em grande confiança. Na verdade, o processo é outro. Sendo assim, além de controlar a ansiedade, você precisa ter confiança numa entrevista de emprego. Isso porque esse sentimento é essencial para os recrutadores, uma vez que as empresas buscam profissionais qualificados.

Sendo assim, além de ter confiança, você deve se preparar para perguntas surpresas! Isso porque os recrutadores querem saber o que você fazia no seu antigo emprego, quais são as suas qualificações e até mesmo quais são suas ambições de vida – tudo isso para testar sua confiança.

Por isso, tenha em mente que é fundamental ter convicção no que será respondido, para passar uma imagem confiante e responsável. Fazendo isso, você consegue demonstrar que está pronto para um novo emprego, e que aquela função será fundamental em sua vida. 

3 – Análise possíveis perguntas para a entrevista

Normalmente, é comum que algumas perguntas básicas caiam numa entrevista de emprego. Dessa forma, buscar as mais comuns e tentar elaborar respostas adequadas é uma excelente maneira de se sair bem numa entrevista de emprego.

Em suma, as perguntas questionam sobre sua personalidade, sobre seu antigo emprego e sobre sua carreira profissional. Além disso, é comum aparecer questionamentos sobre os seus objetivos, qual salário você gostaria de receber, o motivo pelo qual saiu do antigo emprego, por qual motivo está desempregado, entre muitas outras. 

Por outro lado, vale citar que caso você seja questionado sobre seu antigo emprego, é fundamental não expor a empresa ou seus antigos colegas de trabalho. Na prática, sempre busque apontamentos positivos sobre seu antigo emprego, assim como as melhores considerações sobre sua atuação naquela empresa. Fazendo isso, você demonstra que está apto a trabalhar na sua nova função sem comprometer os seus colegas de trabalho. 

O que não fazer numa entrevista de emprego?

Apesar de ter diversos truques para se sair bem numa entrevista de emprego, um ponto que poucos fazem é sobre o que não fazer nesse momento. Na prática, o que você fala ou faz nesse momento acaba importante até mais do que a sua história profissional.

Sendo assim, saiba que alguns comportamentos ou falas são bastante inadequados para uma entrevista de emprego, sendo eles:

  • Força intimidade com o recrutador;
  • Demonstrar qualquer tipo de preconceito;
  • Utilizar expressões chulas ou gírias;
  • Fazer piadas, pois nem sempre o entrevistador poderá ver isso com bons olhos;
  • Expor opiniões políticas complexas, pois nem sempre você saberá o posicionamento do entrevistador. Além disso, geralmente, assuntos políticos são dispensáveis para a seleção;
  • Mentir na sua experiência, pois isso pode gerar graves problemas nas etapas da entrevista;
  • Falar excessivamente sobre sua vida privada, tentando demonstrar que está pronto para trabalhar na empresa.

Por fim, ao combinar as melhores dicas para se dar bem numa entrevista de emprego, você facilmente terá êxito na sua empreitada de arrumar um emprego. Inclusive, como já foi mencionado, se atente bem ao que não fazer nesse momento, pois qualquer vacilo pode custar uma oportunidade incrível de trabalho. 

Leia mais: Jovem Aprendiz C&A