Como lidar com a ansiedade antes da entrevista de emprego

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A ansiedade é um sentimento muito presente em diversas situações cotidianas. Entre as mais comuns, a entrevista de emprego pode causar muito nervosismo e até mesmo pânico em algumas pessoas e, para te ajudar a não passar por isso, vamos te mostrar algumas dicas de como lidar com a ansiedade antes de uma entrevista de emprego. 

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que o Brasil já é o país mais ansioso do mundo. Atualmente, cerca de 19 milhões de pessoas vivem com o transtorno, ou pelo menos apresentam sintomas moderados de ansiedade. Neste sentido, não é difícil perceber que os sentimentos ruins advindos dessa condição atrapalhem diversas atividades rotineiras, incluindo procurar um emprego. 

Dessa forma, se você é uma pessoa que tem bastante ansiedade em situações de pressão – pois a entrevista de emprego exerce esse sentimento nas pessoas – não se preocupe tanto! Isso porque vamos te mostrar algumas dicas para se sentir menos ansioso numa entrevista de emprego. Confira abaixo!

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

1 – Estude o que vai falar na entrevista de emprego

A princípio, é importante falar que nunca saberemos exatamente o que será perguntado numa entrevista de emprego. Porém, algumas perguntas são extremamente básicas nesses processos seletivos e, dependendo da vaga, alguns questionamentos são quase obrigatórios.

Neste sentido, para se sentir menos ansioso na entrevista, pratique sua fala respondendo a perguntas básicas de entrevistas de emprego, como “por que devemos contratá-lo?”, por exemplo. Além disso, se for uma vaga bem específica, treine algumas falas explicando o que você sabe sobre o segmento. 

Por outro lado, uma maneira de evitar a ansiedade é pesquisando sobre a empresa que oferece a vaga. Para isso, basta usar as redes sociais da mesma, para ter noção como funciona sua cultura organizacional e até sua metodologia de trabalho. 

2 – Exclua fatores de estresse

Quando estamos perto de uma entrevista de emprego, qualquer fator pode nos causar muito estresse, ou seja, ser um gatilho para ansiedade e até medo. Neste sentido, mesmo que coisas imprevisíveis possam ocorrer, é essencial tentar excluir qualquer fator de estresse antes da entrevista. 

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Dessa forma, exclua qualquer fator de estresse antecipadamente. Sendo assim, separe documentos, roupas, cadernos, ou qualquer outra coisa que você precisa levar para a entrevista.

Além disso, se o local da entrevista for muito longe, tente conhecer o trajeto para chegar o mais cedo possível. Fazendo isso, você não sentirá ansiedade quando sair de casa, pois já sabe quanto tempo gastará até o local indicado. 

3 – Mude seu pensamento sobre entrevista de emprego

Muitas pessoas acreditam que a entrevista de emprego é somente um processo de avaliação, mas elas funcionam muito além disso. Na prática, ela funciona como uma experiência de troca de informações e conhecimentos. 

Na entrevista, você poderá conhecer mais sobre a empresa, seus valores e suas atividades. Além disso, você conseguirá conhecer mais sobre essa carreira e, se de fato, vale a pena investir seu tempo nesse segmento.

Basicamente, você deve entender a entrevista de emprego como uma oportunidade de se conhecer melhor, pois é isso que o recrutador espera das suas atitudes. Em outras palavras, você deve entender que a entrevista de emprego funciona com uma “escola” no mercado de trabalho, e não somente como uma prova desafiadora. 

4 – Chegue antes do horário previsto

Chegar atrasado em algum lugar ou compromisso aumenta significativamente a ansiedade, além de dar uma péssima primeira impressão. Neste sentido, é essencial sair de casa o mais cedo possível, para chegar antes mesmo do processo seletivo começar. 

Além de demonstrar pontualidade, você terá tempo de sobra para se preparar para a entrevista. Assim, ao chegar no local marcado, beba um pouco de água, respire fundo e, se possível, até observar como as pessoas que estão lá trabalham. 

Fazendo isso, além de se sentir menos ansioso, você consegue transmitir uma imagem de serenidade e comprometimento. Por outro lado, é até possível conversar informalmente com pessoas que já trabalham no local, e isso contribui muito para você se sentir relaxado. 

5 – Trabalhe a respiração

Trabalhar a respiração é essencial para controlar a ansiedade, independente da situação. Assim, numa entrevista de emprego, é essencial controlar sua respiração, seja antes ou durante o processo seletivo.

Para isso, faça a respiração consciente, pois ela te ajudará a se acalmar. Na prática, basta prestar atenção na inspiração e expiração, pois isso traz mais consciência corporal e desvia a mente de pensamentos negativos.

6 – Conheça a empresa

Conhecer o local onde a empresa está é fundamental, mas conhecer o que ela faz e como atua é ainda mais primordial para não ficar ansioso numa entrevista de emprego. Isso porque você demonstra confiança, e o recrutador gosta de perceber que você sabe onde quer trabalhar.

Sendo assim, use todas as redes sociais da empresa, como LinkedIn ou Facebook, por exemplo, para coletar o máximo de informações sobre ela. Por outro lado, pesquisa algum vídeo no Youtube sobre ações ou projetos da empresa, pois pontuar esse conhecimento é vantajoso na entrevista. 

7 – Planeje o dia da entrevista

Quando temos que fazer uma tarefa importante, qualquer imprevisto pode ser decisivo. Dessa forma, saber como será o seu dia, especialmente onde é o local da entrevista, é fundamental para não ter atrasos. Inclusive, dessa forma você chegará com antecedência, mesmo com eventuais problemas como chuvas, por exemplo. 

Além disso, sabendo onde é o local da entrevista você consegue programar o seu horário mais facilmente. Por outro lado, é interessante pontuar que, em alguns casos, a entrevista dura mais que o previsto, logo, se prepare também para passar mais tempo no local, caso necessário.

Dessa forma, é essencial não marcar outros programas ou compromissos importantes no mesmo dia, especialmente pouco tempo após a entrevista. Fazendo isso, você organiza melhor os seus planos e, consequentemente, diminui a ansiedade. 

8 – Sorria bastante

Poucas pessoas sabem, mas uma das melhores maneiras de se sair bem em uma entrevista de emprego é manter o pensamento positivo. Não somente porque é essencial ter positividade para conseguir uma vaga, mas porque diversos estudos apontam isso.

Neste sentido, sorrir é uma ótima maneira de controlar a ansiedade numa entrevista. Isso porque o ato força o seu cérebro a pensar que você está feliz e, consequente, você se sentirá melhor. Contudo, não force demais para não parecer caricato e deixe a ansiedade de lado um pouco!

Leia mais: Como responder a pergunta “Por que devemos contratá-lo?”