Connect with us

Net Empregos 2024

Entrevista de emprego

Como responder a pergunta “Por que devemos contratá-lo?”

A princípio, podemos dizer que as entrevistas de emprego contam com diversas perguntas para conhecer melhor os seus candidatos. No entanto, uma das mais comuns gera muitas dúvidas e até mesmo nervosismo e, para te ajudar a se sair melhor, vamos te dar dicas de como responder à pergunta “Por que deveríamos contratá-lo?”.

Nos últimos anos, as entrevistas de emprego passaram por uma verdadeira revolução. Isso porque elas migraram do presencial para o virtual, além de serem mais expansivas e flexíveis. Contudo, é comum que independente do modelo, as empresas questionem por que devem contratar determinado candidato.

Sendo assim, mesmo que você tenha uma resposta padrão para isso, o recrutador pode não se convencer dos seus argumentos. Dessa forma, se você quer se destacar e conseguir a tão almejada vaga, vamos te mostrar algumas dicas para responder essa clássica pergunta. Confira abaixo!

Como responder “por que devemos contratá-lo?” numa entrevista de emprego?

A princípio, é importante ressaltar que não existe uma fórmula pronta para essa clássica pergunta. Na verdade, não existe um padrão de resposta para nenhuma das perguntas de uma entrevista de emprego – especialmente porque respostas prontas dão um toque superficial à sua fala.

No entanto, para construir a melhor resposta sobre a motivação da sua contratação, é fundamental se atentar em alguns detalhes. Confira:

1 – Foque na solução e não no problema

Para te contratar, uma empresa está interessada em um funcionário rápido e eficiente. Dessa forma, ele espera que você possa colaborar com sua cultura organizacional, ou seja, a empresa acredita que você não quer ser somente um mero funcionário.

Neste sentido, mesmo que você queira a vaga pela remuneração e estabilidade, foque na solução dos problemas da empresa, e não nos seus. Em outras palavras, você deve dizer que os seus interesses profissionais estão alinhados com o que ela faz ou planeja fazer.

Ao dizer isso, você demonstra que está interessado em fazer parte de uma equipe, e não somente de trabalhar por trabalhar. Em suma, profissionais interessados e dedicados são a preferência de muitas empresas, e elas já começam a pensar nisso, na própria entrevista de emprego.

2 – Tente ir além da resposta

Numa entrevista de emprego, o que não faltarão são candidatos para competir com você. Dessa forma, é óbvio que eles também querem responder essa pergunta com louvor, mas, será que eles estão pensando fora da caixa?

Em outras palavras, tente focar em uma qualidade ou atributo que os outros candidatos não conseguem responder. Assim, o recrutador percebe que você é diferente dos demais e, consequentemente, você terá maior chance de ser aprovado na entrevista.

Inclusive, vale citar que para ter uma resposta menos robótica, você pode contar histórias que realcem os seus atributos, especialmente aquelas que demonstram seu potencial profissional em determinada função ou área.

3 – Pesquise bastante sobre a empresa

Pesquisar sobre a empresa antes de uma entrevista de emprego é fundamental para qualquer candidato que se preze. Na verdade, qual empresa gostaria de contratar um funcionário que nunca pesquisei nada sobre sua área de atuação? Será esse tipo de profissional que ela deve contratar? A resposta é não!

Sendo assim, além de listar suas capacidades profissionais e pessoais, procure mais sobre a empresa, incluindo sua cultura organizacional, perspectivas salariais e até mesmo o código de vestimenta. Fazendo isso, você demonstra que sabe onde quer trabalhar, e como será a sua rotina de trabalho. 

Por outro lado, conhecer a empresa também te ajuda a entender melhor suas próprias necessidades. Dessa forma, você consegue mesclar suas ambições profissionais com o que a empresa pode oferecer e, com isso, sua resposta será a mais sincera e clara possível. Para isso, busque sites como o LinkeIn ou Facebook, para conferir as redes sociais da empresa.

4 – Resolva um problema para a empresa

Empresas buscam profissionais atuantes e decididos. Em suma, ter iniciativa é essencial em qualquer área profissional, mas, aqueles funcionários que conseguem ser rápidos e dinâmicos chamam muito mais atenção – e não é diferente numa entrevista de emprego. 

Dessa forma, antes da entrevista de emprego, identifique algum problema da empresa e, no processo, destaque uma solução para o entrave. Além disso, se você já passou por uma situação semelhante em outro emprego, fala como conseguiu resolvê-lo, ou pelo menos o que faria para contornar essa situação.

5 – Não seja exagerado

“Por que devemos contratá-lo?” é uma pergunta essencial na entrevista de emprego, mas, ela não é a única. Dessa forma, tentar elaborar uma “resposta perfeita” não te ajuda, pois passa a impressão de que você apenas está recitando um texto que criou.

Como mencionado, as empresas buscam profissionais decididos, e isso também vale para responder essa pergunta. Em outras palavras, você não deve deixar de estudar sobre a empresa ou cargo para responder essa pergunta, mas não responde de forma técnica ou sisuda demais, pois poderá passar uma imagem arrogante. 

Por que é importante passar uma boa imagem na entrevista de emprego?

Se você acredita que uma empresa deve se contratar somente por boas respostas na entrevista, ou por um bom currículo, você está enganado. Atualmente, as empresas buscam profissionais flexíveis, especialmente aqueles que demonstram sinceridade na entrevista – inclusive citando seus pontos negativos.

Em outras palavras, o conjunto de bom vestimento, um bom currículo e a melhor fala é essencial para ter sucesso numa entrevista de emprego. No entanto, também devemos considerar a maneira como você guia a situação, ou seja, você deve parecer o mais sincero possível. Sendo assim, sua imagem não será limitada à primeira vista, pois o que você fará será muito mais atraente para a empresa.

Dessa forma, seja espontâneo, leve e passe uma energia positiva. Hoje, mesmo que você tenha o melhor currículo do mundo, nenhuma empresa vai te contratar se você estiver de cara fechada ou for extremamente técnico nas respostas. Além disso, se você passar uma imagem contagiante, demonstra que é uma pessoa interessante de se trabalhar.

Por fim, para responder o porquê a empresa deve te contratar, considere todos os pontos positivos da sua carreira e fale de forma sincera e honesta, sempre considerando o que foi perguntado. Inclusive, falar demais não te ajuda a ser contratado e, portanto, se limita a falar sobre o perguntado. 

Leia mais: Como se destacar em uma entrevista de emprego mesmo tendo pouca experiência

Continue Reading
To Top

Carregando oportunidade…Aguarde

0