Como usar as redes sociais para se preparar para uma entrevista de emprego

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Nas últimas décadas, as redes sociais mudam profundamente a maneira como as pessoas se relacionam, inclusive no ambiente corporativo. Neste sentido, as mídias virtuais também são responsáveis pela boa imagem profissional das pessoas e, dessa forma, vamos te mostrar como usar as redes sociais para se preparar para uma entrevista de emprego.

Uma pesquisa da Statista apontou que, atualmente, 159 milhões de brasileiros usam as redes sociais diariamente. Neste sentido, não é difícil perceber que muitos recrutadores também usam as redes sociais, sejam para publicar vagas de emprego ou observar o perfil dos candidatos às entrevistas de emprego. 

Dessa forma, é necessário ter cuidado com o que posta nas redes sociais para não arriscar perder uma vaga de emprego. Paralelamente, também é possível usar as mídias para criar um perfil atrativo e bonito que, consequentemente, te ajudará a conseguir uma aprovação mais rápida. Confira mais sobre isso abaixo!

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Como as redes sociais influenciam nossas carreiras?

Muito além dos currículos, as redes sociais já desempenham papel fundamental nas nossas carreiras profissionais. Isso porque muitas empresas buscam os perfis de candidatos nas redes sociais, para conhecer mais sobre sua vida e atividade profissional.

Dessa forma, as redes sociais conseguem mostrar se somos ou não apropriadas para determinada vaga. Em outras palavras, os recrutadores observam em nossas mídias se preenchemos os requisitos para a aprovação, ou se temos um perfil adequado para desempenhar determinada função.

Entre as mais populares, o LinkedIn é uma das mais usadas pelas empresas brasileiras. Na plataforma, é possível cadastrar currículos, descrever experiências profissionais, mostrar cursos, entre muitos outros. 

Sendo assim, mesmo que você ache que as redes sociais só devem ser usadas para fins pessoais, saiba que as informações que você posta são cruciais para uma eventual contratação numa entrevista de emprego. 

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Por que ter cuidado com as redes sociais?

Como mencionado, as redes sociais são costumeiramente usadas por recrutadores para observar o comportamento dos candidatos num processo seletivo. Dessa forma, as mídias podem ajudar na contratação, ou ter o efeito oposto, atrapalhando o sucesso em uma entrevista de emprego. 

Neste sentido, diversos profissionais de Gestão de Pessoas afirmam ser necessário ser ameno nas redes sociais. Em outras palavras, evite polêmicas ou discussões acaloradas, especialmente sobre política e religião. Além disso, a alta exposição de si mesmo também é um problema para muitos recrutadores. 

Por outro lado, pessoas que se exaltam excessivamente têm menos chances de serem contratadas numa entrevista de emprego. Isso ocorre porque esse comportamento online facilmente ocorre no mundo offline, ou seja, ninguém quer trabalhar com uma pessoa exibicionista. 

O que não postar nas redes sociais?

Muito além do que deve ser feito para ter uma rede social amena, é necessário se apegar ao que não se faz nas mídias para ser aprovado em uma entrevista de emprego. Sendo assim, confira 5 coisas para não postar nas suas redes sociais:

1 – Reclamações

Sejam sobre a vida pessoal ou profissional, reclamações incomodam qualquer pessoa que entrar no seu perfil. Pior ainda é quando são reclamações de trabalho, tais como um chefe ruim ou colegas de trabalho inadequados, por exemplo.

Dessa forma, mesmo que você tenha – ou teve – conflitos em seu trabalho, jamais publique essas informações nas redes sociais. Isso porque essas reclamações não serão bem vistas por eventuais recrutadores, já que, em caso de contratação, você também poderá falar mal da empresa que te contratou. 

2 – Excesso de informações pessoais

Como mencionado, pessoas exibicionistas acabam sendo um saco nas redes sociais. Neste sentido, é essencial não postar informações pessoais em excesso, principalmente sobre coisas que ninguém quer – ou merece – saber.

Além disso, evite publicar excessivamente nas redes. Embora pareça algo comum, os recrutadores interpretam que você tem tempo de sobra, ou que usa as redes sociais até no momento de trabalho. Portanto, controle o número de postagens e filtre o que vai publicar. 

3 – Textos com erros gramaticais

Além das informações pessoais, muitos recrutadores também observam os erros gramaticais dos candidatos. Dessa forma, mesmo que você use uma linguagem mais informal nas redes, tenha em mente que é essencial ter uma boa gramática.

Caso tenha dúvidas em alguma palavra ou termo, procure um dicionário ou digite o termo no Google, pois as chances de errar serão nulas. 

4 – Polêmicas

Expressar suas opiniões nas redes sociais é essencial, mas, devemos nos atentar a polêmicas. Em outras palavras, se envolver em polêmicas, especialmente por comentários preconceituosos ou inadequados, é um ponto terrível para um recrutador.

Sendo assim, não seja preconceituoso ou grosseiro em suas redes sociais, pois isso pode acarretar sérias consequências. 

5 – Fotos inadequadas

Postar fotos na praia ou na faculdade é excelente, mas, fotos excessivamente sensuais ou até grosseiras não te ajudam a ser aprovado em uma entrevista de emprego. Portanto, tenha cautela nas fotos que posta nas redes sociais. 

Como usar as redes sociais para se preparar para uma entrevista?

Após entender o que não fazer nas redes sociais, existem alguns truques que te ajudam a se sair bem num processo seletivo. Confira o que fazer: 

Conheça as redes sociais da empresa

Se você vai para uma entrevista de emprego, usar suas redes sociais para conhecer a empresa contratante é a melhor dica de todas! Isso porque qualquer empresa atual é ativa nas mídias e, através dela, você pode conferir mais detalhes sobre sua atuação. 

Dessa forma, observe as redes sociais da empresa, para descobrir como ela atua, o que faz, o que vende, qual publicação atinge, quais são seus códigos, quais projetos ela está desenvolvendo, entre outros. Fazendo isso, o recrutador facilmente perceberá que você sabe coisas importantes sobre o lugar que quer trabalhar. 

Busque páginas com dicas

Atualmente, o que não faltam são perfis com conteúdo corporativo, incluindo dicas. Dessa forma, busque páginas ou perfis que oferecem dicas de como se sair bem em uma entrevista de emprego. Além disso, esses perfis também trazem informações de como se portar e até mesmo como se vestir num processo seletivo.

Fazendo isso, além de saber o que fazer ou não, você também pode ver testemunhos de pessoas que se saíram muito bem em suas entrevistas. Em suma, quanto mais você estudar sobre o mundo corporativo, mais estará lapidado para ser aprovado em qualquer entrevista de emprego. 

Leia mais: Como usar as redes sociais para se preparar para uma entrevista de emprego