Criado no ano 2000, o Programa Jovem Aprendiz é uma iniciativa do Governo Federal para oferecer mais assistência e inclusão social a jovens de baixa renda. Neste sentido, um dos mais procurados é o Jovem Aprendiz Carrefour, especialmente devido aos incríveis benefícios que o programa oferece. Por isso, vamos te mostrar como você pode se inscrever!

Jovem Aprendiz Carrefour 2023
Jovem Aprendiz Carrefour 2023 (Canva premium)

Desde a sua criação, o Jovem Aprendiz já possibilitou a entrada de milhões de jovens brasileiros no mercado de trabalho. Para isso, ele oferece vagas de emprego em médias e grandes empresas, além de cursos profissionalizantes para aperfeiçoar os conhecimentos dos aprendizes.

Por outro lado, ele também é a melhor opção para quem está em busca do primeiro emprego, já que não exige experiência prévia. Além disso, o Jovem Aprendiz acredita na importância dos estudos, ou seja, não permite que os aprendizes trabalhem mais de 6 horas diárias, para que eles possam conciliar estudos com trabalho.

Sobre o Programa Jovem Aprendiz

Desenvolvido pela Lei da Aprendizagem, o Menor e Jovem Aprendiz, também conhecido como Aprendiz Legal, é uma iniciativa do Governo Federal que prevê que empresas de médio e grande porte devem contratar jovens entre 14 e 24 na função de aprendizes. Segundo a lei, atualmente, as empresas devem ter, no mínimo, 15% do seu quadro de funcionários composto por aprendizes. 

Na prática, a principal missão do Jovem Aprendiz é a inclusão social, econômica e profissional dos jovens, especialmente os de baixa renda. Para isso, ele oferece cursos profissionalizantes e outros treinamentos, para preparar os beneficiados para o mercado de trabalho.

Por outro lado, vale citar que o programa não é benefício somente para os aprendizes, mas também para as empresas. Isso porque, ao adotar esse sistema, as empresas recebem benefícios fiscais e econômicos do governo, além de possibilitarem que suas atividades sejam realizadas por novos talentos do mercado brasileiro.

Em suma, pode-se dizer que o Jovem Aprendiz tem como missão oferecer uma realidade pouco vista para muitos jovens brasileiros. Isso porque através da escola tradicional, dificilmente mais jovens conseguiriam essas oportunidades de trabalho, especialmente porque ele permite o estudo e trabalho ao mesmo tempo. 

Saiba mais sobre o Carrefour

Inaugurado em 1959, o Carrefour é uma empresa francesa que rapidamente fez sucesso no Brasil. Na época, ele ganhou esse nome porque “Carrefour” significa cruzamento em francês. A princípio, a primeira unidade funcionava como um pequeno mercadinho, mas, o rápido sucesso fez a marca se espalhar exponencialmente por toda a França.

Após isso, não foi difícil para a Rede Carrefour ganhar o mundo. Atualmente, a marca está presente em mais de 30 países, sendo uma das maiores redes de supermercados do planeta. No Brasil, o Carrefour se instalou em 1975, com uma unidade em São Paulo. O sucesso da marca em terras brasileiras é tanto, que o país é o segundo maior consumidor da rede, perdendo apenas para a França. 

Como funciona o Jovem Aprendiz Carrefour?

Para quem deseja uma oportunidade de primeiro emprego, nada melhor do que se inscrever no Jovem Aprendiz Carrefour. Isso porque a rede sabe da importância de ter novos talentos no seu quadro de funcionários e, por isso, disponibiliza supervisores e outros profissionais para auxiliar na formação dos aprendizes.

Além disso, o Jovem Aprendiz Carrefour possibilita o crescimento do aprendiz na empresa, uma vez que, caso tenha uma boa trajetória, o jovem será rapidamente efetivado. Por outro lado, o Jovem Aprendiz Carrefour permite que os aprendizes recebam diversos treinamentos e cursos, muitos deles ministrados pelo SENAC.

Requisitos para participar Jovem aprendiz Carrefour

Assim como os outros programas do Jovem Aprendiz, o Jovem Aprendiz Carrefour também possui alguns requisitos para a inscrição. No entanto, ele também aceita Menores Aprendizes, diferente de muitas outras empresas que focam somente nos Jovens Aprendizes.

Sendo assim, confira os requisitos para participar do Jovem aprendiz Carrefour:

  • Possuir entre 14 e 24 anos;
  • Ser estudante do Ensino Médio;
  • Em caso de já ter concluído, é necessário apresentar o certificado de Conclusão do Ensino Médio;
  • Possui disponibilidade de 4 a 6 diárias para trabalhar.

Além disso, vale citar que dependendo da região ou do cargo pretendido, alguns outros requisitos podem surgir, mas, eles só serão mencionados durante o processo seletivo. 

Confira os benefícios do Jovem aprendiz Carrefour

Embora o Jovem Aprendiz tenha uma jornada de trabalho reduzida, pela Lei da Aprendizagem, ele tem direito aos mesmo benefícios concedidos ao trabalhador amparado pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Dessa forma, entre os principais benefícios, pode-se citar:

  • FGTS;
  • 13º salário;
  • Férias remuneradas;
  • Vale-refeição.
  • Vale-transporte;
  • Contribuição na Previdência Social.

Além disso, o Carrefour disponibiliza diversos cargos aos aprendizes. Isso ocorre porque eles visam entregar a melhor experiência trabalhista possível, onde o aprendiz passará por diversos setores para acumular conhecimento e técnicas trabalhistas.

Em relação à remuneração, o valor é variável. Isso porque ele depende do cargo e da região onde o aprendiz atua. No entanto, vale citar que os valores têm como teto máximo um salário mínimo nacional (R$1.212,00).

Como se inscrever no Jovem aprendiz Carrefour?

Se você se interessou pelo Jovem Aprendiz Carrefour, saiba que a sua aprovação está mais perto do que nunca! Isso porque o processo seletivo do Carrefour é um dos mais simples do programa, especialmente para facilitar a sua entrada.

Sendo assim, confira um passo a passo se como se inscrever no Jovem aprendiz Carrefour:

  • Para começar, entre no site oficial do Carrefour;
  • Em seguida, clique na opção “Trabalhe conosco”;
  • N a próxima tela, você terá acesso a todas as vagas de emprego disponíveis;
  • Em seguida, clique na aba “Jovem Aprendiz”;
  • Depois, confira todas as informações sobre as vagas;
  • Logo após, clique na opção “Inscrição”;
  • Nesta etapa, preenche o formulário e confira todos os dados;
  • Por fim, finalize a inscrição e envie os seus dados.

Após isso, sua inscrição no Jovem Aprendiz Carrefour já está feita! Inclusive, vale citar que você só será contactado caso seja aprovado no processo de análise da inscrição.

Por fim, para garantir que você tenha um bom desempenho na inscrição, prepare um currículo atualizado e com as melhores informações sobre você. Dessa forma, não será difícil você se destacar dos seus concorrentes!

Leia mais: Jovem Aprendiz Santander