Para os jovens que buscam o primeiro emprego, o Programa Jovem Aprendiz é uma das melhores oportunidades no mercado brasileiro. Criado em 2000, a iniciativa do Governo Federal visa oferecer apoio técnico e profissionalizante a milhões de jovens brasileiros. Hoje, o Jovem Aprendiz Nestlé é um dos mais buscados entre as oportunidades, e vamos te mostrar como se inscrever nesse programa!

Jovem Aprendiz Nestlé 2023
Jovem Aprendiz Nestlé 2023 (Canva premium)

Uma pesquisa realizada pela Agência Brasil apontou que, somente nos últimos três anos, o número de aprendizes no mercado de trabalho cresceu 8%. Neste sentido, isso ocorre porque a mão de obra desses profissionais é fundamental para compor o quadro de funcionários de médias e grandes empresas, especialmente porque oferece diversificação de talentos.

Neste sentido, o Jovem Aprendiz possibilita que milhões de jovens brasileiros tenham acesso ao primeiro emprego de forma fácil e simples. Isso porque é possível que os jovens conciliem trabalho e estudo, algo difícil de ocorrer em outras situações. Por isso, conheça mais sobre o Jovem Aprendiz Nestlé e como fazer a sua inscrição!

O que é o Jovem Aprendiz?

Regulamentado através da Lei 10.097/2000, o Programa Menor e Jovem Aprendiz é uma iniciativa do Governo Federal para oferecer oportunidades técnicas e trabalhistas a jovens entre 14 e 24 anos. Dessa forma, os aprendizes podem conciliar seus estudos com o trabalho, em um contrato que pode ser estendido por até 2 anos.

Além disso, o programa também determina que as empresas ofereçam cursos profissionalizantes aos aprendizes. Isso porque é dessa forma que eles conseguiram expandir seus conhecimentos na empresa, além de oferecer mão de obra mais qualificada e eficiente aos seus locais de trabalho.

Inclusive, vale salientar que a Lei do Aprendizado determina que as empresas tenham, ao menos, 20% de aprendizes no seu quadro de funcionários. Assim, além da experiência de oferecer novos talentos ao mercado, as empresas ainda recebem benefícios fiscais e trabalhistas ao aderir ao programa.

Para ser um Jovem Aprendiz, é necessário que o cidadão esteja devidamente matriculado na escola e, caso seja concluinte, apresenta o certificado de conclusão do ensino médio. Assim, ele poderá trabalhar de 4 a 6 horas diárias, dependendo da empresa e cargo que ocupa.

Basicamente, podemos dizer que a missão do Jovem Aprendiz é facilitar o acesso ao mercado de trabalho, especialmente porque o cenário brasileiro comum não permite aos jovens uma carga trabalhista menor, ou seja, nem sempre eles podem conciliar estudos com trabalho. 

Conheça mais sobre a Nestlé

Sendo uma das empresas mais conhecidas do mundo, a Nestlé foi inaugurada em 1866, na cidade de Vevey, na Suíça. Criada pelo químico alemão Henri Nestlé, a empresa ficou famosa após a criação da farinha láctea, um dos seus produtos mais comercializados no mundo.

Na época, o produto foi determinante para combater a diminuição das taxas de mortalidade infantil, uma vez que era extremamente nutritivo. Além disso, a missão da Nestlé também era oferecer alimentos de boa qualidade a um preço justo, o que a tornou uma das marcas mais famosas da Europa. 

Mesmo depois de tantos anos, a marca Nestlé ainda é bastante reconhecida, especialmente por desenvolver novos produtos a cada hoje. Atualmente, a empresa conta com novas tecnologias para aprimorar o seu processo de produção, exigindo a presença de profissionais qualificados e eficientes.

Conheça mais sobre Jovem Aprendiz Nestlé

Devido a sua história, a Nestlé reconhece a importância de auxiliar jovens na busca do primeiro emprego, além da importância de reconhecer novos talentos na sua instituição. Sendo assim, ela optou por participar do famoso programa e, por isso, o Jovem Aprendiz Nestlé é uma das melhores oportunidades de primeiro emprego que existem.

Neste sentido, a Nestlé oferece aos menores aprendizes diversas oportunidades, que vão desde cursos profissionalizantes a cargos importantes na empresa. Além disso, ela visa constantemente renovar suas tecnologias, necessitando de novos profissionais e conhecimentos para cumprir sua missão.

Por outro lado, ao adotar o Jovem Aprendiz Nestlé, a empresa dissemina cultura empresarial, afinal, está treinando novos talentos para o mercado de trabalho. Para isso, ela busca educação e qualificação constante dos aprendizes, para apresentar a sociedade com maior inclusão social.

Qual a Remuneração do Jovem Aprendiz Nestlé?

O Jovem Aprendiz Nestlé não é um dos mais buscados do programa à toa. Isso porque além dos diversos cursos e conhecimentos oferecidos pela empresa, a sua remuneração é uma das mais interessantes. Além disso, o aprendiz receberá diversos benefícios pelas suas atividades.

Neste sentido, vale pontuar que, segundo a Lei da Aprendizagem, o menor aprendiz tem direito aos mesmos benefícios do trabalhador amparado pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Sendo assim, os principais benefícios são:

  • Férias;
  • 13º Salário.
  • FGTS.
  • Vale-transporte;
  • Vale-alimentação;
  • Convênio de Saúde;
  • Cursos profissionalizantes;
  • Programa de capacitação Nestlé.

Em relação à remuneração, o salário é um dos mais interessantes, chegando a um salário mínimo nacional (R$1.212,00). No entanto, assim como em outras empresas, isso varia conforme o cargo e região do menor aprendiz. Portanto, é necessário conferir o valor do salário no momento de inscrição no Jovem Aprendiz Nestlé.

Quais os requisitos para ser um Jovem Aprendiz da Nestlé?

As exigências do Jovem Aprendiz Nestlé não são muito diferentes das contidas no Jovem Aprendiz comum, sendo as principais:

  • Possui entre 14 a 24 anos;
  • Disponível para trabalhar 6 horas por dia (estudante);
  • Possuir certificado de conclusão do ensino médio (jovens formados);
  • Ter boa frequência escolar, no caso dos estudantes;
  • Possuir histórico escolar positivo.

Além disso, vale citar que Pessoas com Deficiência (PCD) também estão capacitadas a concorrer. Inclusive, para estes, não há limite de contrato de trabalho, ou seja, pode ir além de 2 anos.

Inscrições Jovem Aprendiz Nestlé

Para facilitar a vida dos jovens, a Nestlé disponibilizou as inscrições do Jovem Aprendiz Nestlé em seu próprio site. Dessa forma, é possível fazer a sua inscrição em poucos minutos, basta ter um smartphone ou PC com internet. Para isso, confira o passo a passo:

  • Acesse o site da Nestlé;
  • Em seguida, acesse a aba “Programa Jovem Aprendiz”;
  • Por fim, preencher o formulário de inscrição indicado.

Após isso, basta aguardar o contato da empresa para a entrevista de emprego. Inclusive, caso seja solicitado um currículo, é recomendado que você insira todas as informações possíveis, para se destacar no processo seletivo. 

Leia mais: Jovem Aprendiz Petrobras 2023