Connect with us

Net Empregos 2024

Jovem Aprendiz

Jovem Aprendiz Petrobras

Criado em 2000, o programa Jovem Aprendiz tem como intuito a profissionalização e capacitação profissional de milhões de jovens brasileiros. Neste sentido, uma das empresas que adotou o programa é a Petrobras, que já está com inscrições abertas para o Jovem Aprendiz Petrobras! Por isso, vamos te mostrar o que fazer para se inscrever!

Jovem Aprendiz Petrobras 2023
Jovem Aprendiz Petrobras (Canva premium)

Desenvolvido através da Lei da Aprendizagem, o Programa Jovem Aprendiz já mudou a vida de milhões de pessoas no Brasil. Isso porque ele tem como missão oferecer o primeiro emprego a estas pessoas, além de cursos profissionalizantes e outras condições que, normalmente, não seriam oferecidas pelo sistema educacional comum.

O que é Jovem Aprendiz?

Criado em 2000 pelo Governo Federal, o Programa Menor e Jovem Aprendiz é uma iniciativa da Lei da Aprendizagem. Basicamente, o programa tem como intuito a democratização dos jovens, ao oferecer acesso técnico e teórico em cursos profissionalizantes e oportunidades de emprego formal.

Neste sentido, o programa visa, primordialmente, atender jovens de baixa renda, que dificilmente teriam uma oportunidade de emprego através da escola tradicional. Além disso, ele também permite conciliar os estudos comuns com o mercado de trabalho, uma vez que o Jovem Aprendiz só pode trabalhar até 6 horas por dia.

Por outro lado, a Lei da Aprendizagem também determina que as empresas de médio e grande porte tenham, no mínimo, 20% do seu quadro de funcionários composto por aprendizes. Assim, além de oferecer voos talentosos a estas instituições, o programa também permite abatimento e benefícios fiscais às empresas aderentes.

Também vale mencionar que o programa possui condições especiais para Pessoas com Deficiência (PCD), especialmente porque estes não possuem idade máxima para participar do Jovem Aprendiz. Hoje, o programa é destinado para jovens entre 14 e 24 anos.

Um pouco sobre a Petrobras

Sendo uma das empresas mais conhecidas do Brasil, a Petrobras é a maior empresa petrolífera da América Latina e também uma das maiores do mundo. Criada em 1953, por Getúlio Vargas, a estatal marcou a história brasileira com o refino e exportação de petróleo, além de determinar o preço de outros itens, como o gás de cozinha, por exemplo.

Após a descoberta do Pré-sal, em 2013, a Petrobras voltou seus esforços aos aperfeiçoamentos técnicos e teóricos de sua operação. Neste sentido, ela começou a buscar novos profissionais no mercado, uma vez que a utilização de novas tecnologias dependia de profissionais qualificados no setor.

Conheça mais sobre Jovem aprendiz Petrobras

Como mencionado, uma das missões da Petrobras é oferecer oportunidades a novos talentos e, dessa forma, ela já abriu inscrições. Na prática, isso funciona para aperfeiçoar jovens a comandar as operações da estatal a médio e longo prazo, uma vez que ela continuará na ativa por muitas décadas.

Além disso, a Petrobras é uma das empresas mais conhecidas do mundo. Assim, conseguir uma vaga de emprego nesta grande estatal não é coisa simples. Contudo, os jovens mais dedicados que tenham interesse na área petrolífera, poderão facilmente se enquadrar em uma das milhares de vagas disponíveis.

Quais os requisitos para participar do Jovem Aprendiz Petrobras ?

Apesar de ser uma das seletivas mais concorridas do Jovem Aprendiz, a Petrobras não possui grandes requisitos para os concorrentes às suas vagas de aprendizes. Em suma, os principais requisitos são:

  • Possuir entre 14 e 22 anos e três meses;
  • Ter frequência escolar;
  • Disponibilidade para trabalhar até 4 horas por dia.

Além disso, em caso de jovem concluindo, é primordial apresentar o certificado de conclusão do Ensino Médio para concorrer a uma das vagas.

Remuneração e benefícios do Jovem aprendiz Petrobras

Embora o Menor Aprendiz tenha uma carga horária de trabalho reduzida, a Lei da Aprendizagem determina que estes tenham os mesmos direitos do trabalhador regido pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).

  • FGTS;
  • Férias;
  • 13° salário;
  • Participação na previdência social;
  • Salário vigente;
  • Vale-transporte;
  • Vale-alimentação.

Por outro lado, é essencial mencionar que, diferente de outras empresas, o Jovem Aprendiz da Petrobras deverá trabalhar somente 4 horas por dia, e não 6 horas, como normalmente acontece. Isso ocorre devido aos treinamentos técnicos oferecidos pelo SENAI, que contam como tempo de serviço ao aprendiz.

Além disso, o contrato de trabalho do aprendiz pode ser estendido por até dois anos. Em caso de bom desenvolvimento, é possível efetivação no cargo, mas isso depende de vários fatores internos da empresa.

Sendo assim, é imprescindível dizer que, dependente da região onde o aprendiz atuar, a Petrobras também oferece cursos profissionais especiais, tais como:

  • Programação Web;
  • Elétrica;
  • Hidráulica;
  • Mecânica;
  • Tecnologia da Informação;
  • Linha de Produção;
  • Tubulação predial.

Em relação a remuneração do aprendiz, isso varia conforme a área e vaga escolhida pelo candidato. 

Como se inscrever no Jovem Aprendiz Petrobras?

Caso você se enquadre nos requisitos do processo seletivo do Jovem Aprendiz, já é possível fazer a sua inscrição.

Dessa forma, a Petrobras entrará em contato com o aprendiz para informar sobre eventuais processos seletivos. Por isso, vale citar que o site da Petrobras também possui vagas o ano todo, também sendo possível se cadastrar por lá. 

Continue Reading
To Top

Carregando oportunidade…Aguarde

0