O Jovem Aprendiz foi criado com a missão de incluir jovens no mercado de trabalho, através da função da teoria e prática. Desde a sua regulamentação em 2005, o programa favoreceu milhões de jovens brasileiros, especialmente os de baixa renda. Atualmente, Jovem Aprendiz Usiminas 2023 é uma dessas oportunidades, especialmente para aqueles que dizem trabalhar no setor siderúrgico.

Jovem Aprendiz Usiminas 2023
Jovem Aprendiz Usiminas 2023 (Canva Premium)

Neste sentido, uma das empresas a adotar o programa foi a Usiminas. Sendo uma das maiores empresas de aço brasileiras, ela vem desenvolvendo ações de acolhimento e profissionalização, seja para seus funcionários ou por programas externos. Por isso, a instituição considerou positiva a inclusão de jovens no seu quadro de funcionários.

Sendo assim, se você tem interesse em participar do Jovem Aprendiz Usiminas 2023, temos uma boa notícia! Isso porque vamos te mostrar como é o programa, quais são os requisitos para participar e como se inscrever. Continue lendo para conferir todas essas informações!

Conheça mais sobre o Jovem Aprendiz

Criado através da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000), o programa Jovem Aprendiz foi criado para incentivar empresas de médio e grande porte na contratação de jovens como aprendizes. Assim, pessoas entre 14 e 24 anos poderão conseguir uma vaga nas empresas adeptas do programa, sendo que este também é destinado a pessoas com deficiência (PCD). Inclusive, para este grupo, não há limite de idade no Jovem Aprendiz.

Basicamente, a missão do Jovem Aprendiz é ajudar os jovens na busca por seu primeiro emprego, especialmente desenvolvendo seus hábitos profissionais conciliados com a teoria. Para isso, os jovens continuam estudando regularmente, enquanto trabalham em empresas públicas e privadas para adquirir conhecimento e experiência profissional. 

Sendo assim, vale citar que existem duas modalidades do programa: o Menor Aprendiz e o Jovem Aprendiz. A primeira é destinada para jovens entre 14 e 18 anos, sendo a segunda voltada para pessoas entre 18 e 24 anos. 

Um pouco sobre a Usiminas

Uma das maiores empresas siderúrgicas do Brasil, a Usiminas (Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A) é pioneira no setor, sendo, atualmente, líder na produção e comercialização de aços planos. A empresa foi fundada em 1956, numa região hoje conhecida como Ipatinga, no Vale do Aço, Minas Gerais. Na época, o seu criador, Coronel Fabriciano, visava tornar a região referência nacional na produção e comercialização de aço.

Anos depois, em 1964, a constituição societária e legal da Usiminas foi criada, tendo como primeiro presidente da instituição o engenheiro Amaro Lanari Júnior. Em seguida, o município de Ipatinga, sede da empresa, se emancipou do Coronel Fabriciano, tornando-se parte do novo município como uma empresa referência.

Atualmente, a empresa exporta aço para diversos países, além de ser uma das maiores empresas do ramo na região de Minas Gerais. Neste sentido, ela visa aperfeiçoar seu conhecimento técnico e teórico e, consequentemente, busca no mercado profissionais capacitados para coordenar suas atividades.

Conheça mais sobre o Jovem aprendiz Usiminas 2023

Como mencionado, uma das missões da Usiminas é desenvolver suas atividades de forma coerente e contemporânea. Sendo assim, a empresa percebe a necessidade de investir em pessoas e novas tecnologias e, neste sentido, adotou o programa Jovem Aprendiz para revelar talentos e compor um quadro de funcionários diversificados.

Por ser uma empresa siderúrgica, o quadro de funcionários da Usiminas está em constante crescimento, especialmente devido à criação de novas funções. Por isso, o Jovem Aprendiz Usiminas 2023 oferece oportunidades em várias áreas, que vão desde o setor operacional ao administrativo.

Requisitos para participar do Jovem Aprendiz Usiminas 2023

A princípio, vale ressaltar que o Jovem Aprendiz, na prática, não poderá trabalhar mais do que 6 horas por duas. Inclusive, por Lei, é vedada a realização de horas extras por esse profissional, exceto em situações ocasionais.

Em relação ao Jovem Aprendiz Usiminas 2023, o programa determina alguns requisitos para concorrer às vagas, tais como:

  • Possuir entre 16 a 24 anos;
  • Disponibilidade de 6 horas diárias para trabalho (estudantes);
  • Disponibilidade de 8 horas diárias (para quem concluiu o ensino médio);
  • Possui frequência positiva na escola;
  • Possuir Histórico escolar positivo;
  • Não possuir trabalho em carteira assinada.

Então, caso você esteja dentro dos requisitos citados, você concorrerá ao Jovem Aprendiz Usiminas 2023.

Quais são as vagas do Jovem Aprendiz Usiminas 2023?

A Usiminas destinou diversas vagas para o programa Jovem Aprendiz 2023, sendo a maioria no setor técnico. Entre as principais, temos:

Usina de Cubatão

  • Operador de Controle de Processos Siderúrgicos;
  • Mecânico de Instalações Industriais;
  • Mantenedor de equipamentos e sistemas eletroeletrônicos.

Usina de Ipatinga

  • Operador de Processos Siderúrgicos;
  • Eletricista de Manutenção;
  • Mecânico de Manutenção.

Além disso, outras vagas deverão ser divulgadas conforme o andamento do programa, mas isso deverá ser verificado junto ao site destinado para inscrições.

Qual o salário e benefícios do Jovem Aprendiz Usiminas?

O programa Jovem Aprendiz Usiminas 2023 é apoiado pela determinação da Lei da Aprendizagem, que aponta que os aprendizes possuam os mesmos direitos do trabalho amparado pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Entre os mais benefícios, pode=se citar:

  • 13º salário;
  • FGTS;
  • Férias remuneradas;
  • Cursos de capacitação oferecidos pela empresa.

Em relação ao valor da remuneração, isso varia conforme a vaga e o tipo de contrato da empresa. Em relação ao Jovem Aprendiz da Usiminas, o valor está entre R$413,33 a um salário mínimo vigente (R$1.212,00). Além disso, o Jovem Aprendiz poderá ter seu contrato de trabalho estendido em até dois anos. 

Inscrições do Jovem Aprendiz Usiminas 2023

Diferente de outras empresas, o processo seletivo do Jovem Aprendiz Usiminas 2023 ocorre diretamente no site da empresa, através da aba destinada ao programa. Para tal, a empresa realiza um cadastro seguido de prova escrita que, eventualmente, direciona o candidato a uma entrevista.

Caso o candidato se saia bem na entrevista, ele será matriculado no curso de Aprendizagem para ter o contrato de trabalho assinado. Sendo assim, confira o passo a passo para se inscrever no Jovem Aprendiz Usiminas 2023:

  • Acesse o site da Usiminas;
  • Acesse a aba do Jovem Aprendiz;
  • Preencha a ficha de inscrição do programa;
  • Em seguida, confira o dia marcado para a sua prova;
  • Caso seja aprovado, aguarde o contato para realização da entrevista.

Por fim, o candidato aprovado será direcionado ao curso de Aprendizagem Industrial, para fidelizar o seu contrato de trabalho. Assim, basta aguardar o contato da Usiminas para realizar os procedimentos adequados de matrícula e início das atividades de trabalho. 

Leia mais: Jovem Aprendiz Porto Seguro 2023