Connect with us

Net Empregos 2023

Jovem Aprendiz

Jovem Aprendiz Manaus – Confira as empresas contratando

Criado em 2000, o Programa Jovem Aprendiz se tornou uma das mais iniciativas federais para fomentar o acesso ao mercado de trabalho aos jovens brasileiros. Por estar presente em todos os estados, um dos mais procurados é o Jovem Aprendiz Manaus, que conta com diversas empresas oferecendo a primeira oportunidade de emprego para muitos.

Um levantamento do IBGE apontou que, atualmente, o Brasil conta com 460 mil aprendizes no mercado de trabalho. Além disso, a pesquisa também mostrou que 68% dos jovens aprendizes conseguem se efetivar no mercado de trabalho. Neste sentido, vale destacar que a missão do programa foi realmente atingida, afinal, seu intuito era propagar ofertas e oportunidades justas de emprego.

Dessa forma, mesmo após 20 anos de sua promulgação, a Lei da Aprendizagem continua sendo a porta de entrada para muitas pessoas no mercado de trabalho. Por outro lado, o Jovem Aprendiz também é incentivado no âmbito educacional, uma vez que consegue conciliar os estudos com a rotina de trabalho. 

Um pouco sobre o Jovem Aprendiz

Criado através da Lei da Aprendizagem, no ano 2000, o Jovem Aprendiz, e Aprendiz Legal, é uma iniciativa governamental para fomentar o mercado de trabalho com novos talentos. Na prática, a lei estabelece que empresas de médio e grande porte deverão contratar jovens entre 14 e 24 anos para compor o seu quadro de funcionários. Atualmente, as empresas devem contratar, no mínimo, 5% de aprendizes.

Sendo assim, vale destacar que o maior intuito do Jovem Aprendiz é proporcionar inclusão social aos jovens, especialmente porque estes não receberam outras oportunidades no mercado comum. Para isso, os aprendizes são preparados para o mercado de trabalho, com cursos profissionalizantes e novas técnicas trabalhistas. Inclusive, as empresas que contratam aprendizes são obrigadas a proporcionar cursos para a profissionalização de seus funcionários.

Em relação às empresas, é necessário apontar que os benefícios que elas possuem com o Jovem Aprendiz vão além da inclusão social. Isso porque as instituições que contratam aprendizes recebem abonos fiscais, ou seja, elas possuirão benefícios fiscais junto ao governo. Além disso, a empresa também consegue expandir sua cultura na instituição, trazendo novos talentos para sua equipe e, consequentemente, se destacando no mercado.

Finalmente, o Jovem Aprendiz é uma verdadeira oportunidade para concluir trabalho e estudos, especialmente conhecimentos profissionalizantes. Portanto, é recomendado aos jovens a inclusão do projeto, especialmente porque ele garante direitos básicos a todos os aprendizes.

Como funciona o Jovem Aprendiz?

O Programa Jovem Aprendiz foi criado através da Lei 10.097/2000, popularmente conhecida como Lei da Aprendizagem. Entre as suas determinações, existe a formalização das empresas em um contrato de trabalho com os aprendizes, que pode durar até 2 anos, exceto para Pessoas com Deficiência (PCD).

Na prática, enquanto o aprendiz realiza suas funções cotidianas na empresa, ele também tem acesso a cursos profissionalizantes para complementar sua formação. Em suma, a missão do programa é atrelar aprendizado técnico e teórico, para que o aprendiz não seja um mero trabalhador da empresa.

Dessa forma, a lei estabelece uma carga horária de 4 a 6 horas diárias para o menor aprendiz, para que ele possa continuar com suas atividades escolares. Em alguns casos, é permitida uma carga horária de 8h diárias. Por outro lado, é necessário que o aprendiz continue matriculado e frequentando a escola, caso não seja formado.

Jovem Aprendiz Manaus 2023

Como mencionado, o programa Jovem Aprendiz está presente em todo o Brasil, e com Manaus não poderia ser diferente. No estado, empresas de médio e grande porte convocam aprendizes para compor seus quadros de funcionários, a fim de promover a inclusão social e trabalhista local.

Sendo assim, diversas empresas renomadas já estão com inscrições abertas para o programa Jovem Aprendiz Manaus, sendo que os destaques ficam para o Assaí Atacadista, Bradesco, SENAC, Melissa, Caixa Econômica Federal, Americanas, Atacadão, entre outros. 

Para acessar as vagas disponíveis, é necessário que você confira os sites adequados para sua inscrição. Vamos te apresentá-los no fim da matéria.

Quais são os benefícios do Jovem Aprendiz?

A maior missão do Jovem Aprendiz é fomentar o mercado de trabalho com jovens talentos, ou seja, ele considera a realidade dos aprendizes antes de enviá-los para outras empresas. Em outras palavras, o programa sabe da importância de conciliar a rotina de trabalho com estudo, além da dificuldade que os jovens encontram para conseguir o primeiro emprego.

Além disso, segundo a Lei da Aprendizagem, o Jovem Aprendiz é assegurado dos menos direitos do trabalhador CLT, tais como:

  • 13º salário;
  • Auxílio-alimentação;
  • Auxílio-transporte;
  • FGTS;
  • Férias remuneradas
  • Previdência Social;
  • Cursos profissionalizantes e outras oficinas.

Sendo assim, o maior benefício dos Jovens Aprendizes é conseguirem trabalhar em período reduzido, recebendo os mesmo benefícios de um trabalhador com carteira assinada.

Quais são as regras do Jovem Aprendiz Manaus?

Em suma, pode-se dizer que existem algumas regras pré-estabelecidas para participar do Programa Jovem Aprendiz. Eventualmente, as empresas contratantes também possuem suas regras, no entanto, estas são mencionadas no processo seletivo.

No caso do Jovem Aprendiz Manaus, os grandes requisitos para participar são:

  • Ter idade entre 14 e 24 anos;
  • Estar matriculado e frequentando a escola;
  • Em caso de concluinte, possuir o Certificado de Conclusão do Ensino Médio;
  • Não possuir carteira de trabalho assinada.

Sendo assim, caso você se enquadre neste requisitos, já é possível se inscrever no Jovem Aprendiz Manaus.

Como participar do Jovem Aprendiz Manaus?

Primeiramente, vale citar que existem diversas maneiras de ingressar no programa Jovem Aprendiz. Em relação a Manaus, o estado delegou essa função aos portal CIEE e IEL de Manaus. Através delas, é possível conferir as vagas disponíveis no estado e realizar a inscrição. Confira o passo a passo de cada um:

Inscrição pelo CIEE

  • Para começar, acesse o site do CIEE Manaus;
  • Em seguida, clique na opção “Acessar/Cadastrar” e informe todos os dados solicitados;
  • Logo após, confira as vagas disponíveis para jovens aprendizes na aba “Jovem Aprendiz”
  • Por fim, basta realizar a sua inscrição e aguardar o contato da empresa.

Inscrição pelo IEL Manaus

  • Primeiramente, acesse o site do IEL;
  • Em seguida, inscreva-se no site e cadastre o seu currículo;
  • Por fim, acesse as vagas disponíveis para Jovem Aprendiz e aguarde o contato da empresa.

Finalmente, em ambos os casos, é necessário aguardar que o retorno para a entrevista de emprego ocorrerá via telefone ou e-mail. Assim, basta você ser aprovado para começar sua jornada como Jovem Aprendiz.

Leia mais: Jovem Aprendiz Caixa

Continue Reading
To Top

Carregando oportunidade…Aguarde

0