Jovem Aprendiz RJ – Vagas em Aberto o ano todo

PUBLICIDADE

O Jovem Aprendiz é o maior programa de inclusão jovem de trabalho existente no Brasil. Desde a sua criação, em 2000, o programa auxiliou na inclusão social e trabalhista, oferecendo vagas de emprego para jovens em médias e grandes empresas. Atualmente, o Jovem Aprendiz RJ é uma das maiores iniciativas do programa da região Sudeste do país.

Sendo assim, o programa já promoveu mais de 1 milhão de postos de trabalho para jovens entre 14 e 24 anos. Em relação ao Rio de Janeiro, por ser um dos maiores estados do país, ele conta com diversas empresas interessadas em promover a inclusão social de jovens e, consequentemente, possui diversas vagas abertas o ano inteiro para os jovens aprendizes.

PUBLICIDADE

Como estamos nos aproximando de 2023, algumas empresas da região já liberaram seus editais para a contratação de jovens aprendizes. Sendo assim, confira algumas empresas disponíveis para o jovem trabalhar e quais são as plataformas para se inscrever no programa. 

Um pouco sobre o Jovem Aprendiz

Também conhecido como Aprendiz Legal, o Jovem Aprendiz é uma iniciativa do Governo Federal, que prevê que médias e grandes empresas contratem jovens entre 14 e 24 anos para oferecer sua primeira oportunidade de emprego. Além disso, o programa também determina que tais empresas devem ter, no mínimo, 5% de seu quadro de funcionários composto por aprendizes.

PUBLICIDADE

Desde a sua criação em 2000, e de seu crescimento em 2005, o Jovem Aprendiz foi responsável por assegurar inclusão social a diversos jovens brasileiros, especialmente aos de baixa renda. Isso ocorreu porque o programa proporciona vagas de emprego e oportunidades de aprendizado técnico, que o ensino básico comum não garantiria.

Além disso, o programa também incentivou diversas empresas, uma vez que, ao aderir ao programa, as instituições receberão descontos fiscais e, consequentemente, também irão promover sua cultura organizacional. Dessa forma, é possível que as empresas paguem menos para o governo, além de terem a oportunidade de reconhecer novos talentos.

Por outro lado, é essencial pontuar que o maior intuito do programa Jovem Aprendiz é garantir a inclusão social de muitos jovens, negligenciados pelo sistema comum de ensino ou outros programas. Isso porque, ao ingressar como aprendiz, ele não somente tem a oportunidade de trabalhar, mas também de criar uma carreira na empresa.

PUBLICIDADE

Quais os critérios para ser um Jovem Aprendiz?

Embora algumas empresas estabeleça outros critérios para a participação dos jovens, existem alguns requisitos básicos para participar do programa, sendo eles:

  • Ter entre 14 e 24 anos;
  • Estar cursando o ensino fundamental ou médio;
  • Ter bom rendimento escolar;
  • Em caso de concluinte, possuir o Certificado de Conclusão do Ensino Médio.

Além disso, vale citar que em casos de Pessoas com Deficiência (PCD), não existe limite de idade para ingressar como menor aprendiz. Paralelamente, o programa também permite a efetivação dos jovens, desde que estes cumpram com suas tarefas e participem da qualificação profissional oferecida pelas empresas.

Quais os direitos do Jovem Aprendiz?

Segundo a Lei da Aprendizagem, o Jovem Aprendiz conta com os mesmos direitos trabalhistas do funcionário amparado pela CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas). Sendo assim, os maiores benefícios são:

  • Férias remuneradas;
  • 13º salário;
  • Vale-transporte;
  • Vale-refeição
  • FGTS;
  • Previdência Social.

Além disso, outros benefícios também podem ser aplicados dependendo da empresa ou do tipo de contrato adequado.

Como funcionam as inscrições do Jovem Aprendiz RJ?

Sendo o programa de fomentação trabalhista jovem mais popular do estado, o Jovem Aprendiz RJ é perfeito para quem busca a primeira oportunidade de emprego. Inclusive, vale citar que o programa está disponível o ano inteiro, ou seja, não existe um período específico para realizar a sua inscrição. 

Além disso, como o Rio de Janeiro possui um salário mínimo regional, ou seja, não se baseia no salário nacional, é possível que o jovem aprendiz receba uma remuneração diferente do que a prevista por lei. Inclusive, o salário do Jovem Aprendiz costuma variar de empresa para empresa.

Por outro lado, vale citar que, devido ao tamanho da população, o Jovem Aprendiz RJ concentrou suas inscrições em apenas uma plataforma, o CIEE. Normalmente, muitas empresas possuem o seu próprio sistema de inscrição, mas, neste caso, é recomendado o uso do CIEE para ser um Jovem Aprendiz.

O que é CIEE?

Famoso devido às possibilidades de emprego que oferece, o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) é uma associação privada que garante o contato entre empresas que estão com vagas de emprego abertas, e candidatos em busca do primeiro emprego. Geralmente, são oportunidades de estágio ou emprego de meio período.

Neste sentido, vale destacar que o CIEE é uma empresa que visa atender as necessidades de emprego de determinadas categorias, como estudantes, estagiários e jovens e menores aprendizes. Por isso, a associação é bastante escolhida por diversas empresas como mediadora no processo seletivo para o primeiro emprego.

Como se inscrever no CIEE?

Se você deseja participar do Jovem Aprendiz RJ, saiba que a melhor maneira é através do CIEE. Além das vagas habituais, ocasionalmente o sistema também disponibiliza outras vagas conforme o seu perfil. Sendo assim, confira o passo a passo de como se inscrever no CIEE:

  • A princípio, acesse o site do CIEE;
  • Em seguida, clique na opção “Cadastrar” e, depois, clique na opção “Estudante”;
  • Após isso, preencha o formulário com seus dados pessoais;
  • Depois, clique na opção “próximo” presente no fim da página;
  • Em seguida, informe sua escolaridade, estado, modalidade de ensino, e o nome da escola onde você está estuda ou estudou;
  • Ao finalizar este cadastro, clique na opção “Jovem Aprendiz”;
  • Por fim, caso haja vagas disponíveis, você poderá concorrer na mesma aba.

Após esse processo, basta se inscrever nas vagas de seu interesse e aguardar o contato das empresas para o processo seletivo. Vale pontuar que, para ter sucesso, é indispensável possuir um bom currículo, mesmo que você não tenha experiência de emprego. Assim, adicione nele todas as informações escolares que você possui, e todas as habilidades que você domina. 

Quais empresas estão no CIEE?

Como mencionado, o Jovem Aprendiz RJ depende do CIEE para divulgar suas vagas disponíveis. Atualmente, diversas empresas renomadas estão presentes na plataforma, tais como Correios, Banco do Brasil, Bradesco, Assaí Atacadista, Stone, Ri Happy, entre muitas outras.

Por fim, basta você realizar o seu cadastro e se inscrever nas empresas que mais tem a ver com o seu perfil. 

Leia mais: Jovem Aprendiz Manaus – Confira as empresas contratando

PUBLICIDADE

Pesquise Aqui...