Jovem Aprendiz Natura: confira como se inscrever!

PUBLICIDADE

Lançado em 2000, pela Lei da Aprendizagem, o Jovem Aprendiz se tornou o maior programa para incentivar jovens a conseguirem o primeiro emprego. Atualmente, o Jovem Aprendiz Natura é um dos mais buscados da iniciativa, especialmente devido aos excelentes benefícios que ele oferece aos aprendizes.

Dados da pesquisa RAIS apontam que, atualmente, existem mais de 460 mil aprendizes no Brasil. Neste sentido, o programa Jovem Aprendiz é o maior impulsionador dessa realidade. Isso porque ele possibilita a inclusão no mercado de trabalho de forma fácil, especialmente ao oferecer oportunidades que o sistema tradicional de ensino não oferece.

PUBLICIDADE
Jovem Aprendiz Itaú

Jovem Aprendiz Itaú

Saiba como se inscrever para o Jovem Aprendiz do Itaú. Vagas Abertas!

Sendo assim, se você tem entre 14 e 24 anos, e deseja uma oportunidade de emprego, saiba que está no lugar certo! Isso porque vamos te mostrar como funciona o Jovem Aprendiz Natura e quais são os benefícios de participar dele. Além disso, vamos te mostrar como funciona o passo a passo de inscrição. Confira abaixo!

O que é Jovem Aprendiz?

Também conhecido como Aprendiz Legal, o programa Jovem Aprendiz foi criado para fomentar o mercado de trabalho com jovens entre 14 e 24 anos. Para isso, o programa determina que as empresas de médio e grande porte devem ter, no mínimo, 5% de seus funcionários com aprendizes.

PUBLICIDADE

Na prática, a missão do Jovem Aprendiz é oferecer inclusão social a jovens de baixa renda, ao proporcionar conhecimento teórico e técnico, como uma maneira de prepará-los para o mercado de trabalho. Sendo assim, pode-se dizer que a missão do projeto beneficia não somente os aprendizes, mas também as empresas.

Isso porque as empresas recebem abonos fiscais pela contratação de aprendizes, além de terem a oportunidade de fomentar seu quadro de funcionários com novos talentos do mercado. Além disso, as empresas também podem disseminar sua cultura empresarial, especialmente em um mundo que exige das organizações melhores relações de trabalho.

Por fim, pode-se dizer que o maior objetivo do Jovem Aprendiz é garantir inclusão social para jovens que, normalmente, não teriam oportunidade de aprimorar seus conhecimentos técnicos e teóricos de outra forma. 

PUBLICIDADE

Como funciona o Jovem Aprendiz? 

Regulamentado pela Lei 10.097/2000, também conhecida como Lei da Aprendizagem, o Jovem Aprendiz é um programa que visa formalizar jovens de trabalho, através de um contrato que pode durar até 2 anos. 

Dessa forma, enquanto o jovem aprendiz realiza suas atividades na empresa, ele também tem acesso a cursos e oficinas profissionalizantes, para completar sua formação e aperfeiçoar os seus conhecimentos teóricos e técnicos. Além disso, ele também pode participar de processos seletivos para, eventualmente, ser efetivado na empresa contratante.

Vale citar que o Jovem Aprendiz deverá trabalhar de 4 a 6 horas por dia. Além disso, é vedado a estes trabalhadores a realização de hora extra, assim como o trabalho em horário noturno, que corresponde das 22h às 5h. Por outro lado, o Jovem Aprendiz também deve estar regularmente matriculado e frequentando as aulas, para poder continuar no programa.

Quais são os requisitos para participar do Jovem Aprendiz Natura?

Por ser um dos mais concorridos do país, o Jovem Aprendiz Natura possui critérios rígidos para aprovação dos aprendizes. Neste sentido, vale ressaltar que tais requisitos são embasados na Lei da Aprendizagem, para garantir que as vagas sejam preenchidas corretamente.

Em relação ao Jovem Aprendiz Natura, uma das exigências é a apresentação do comprovante de matrícula ou conclusão, para garantir a vaga ao candidato.

Além disso, existem outros critérios para participar, tais como?

  • Ter entre 16 e 24 anos;
  • Ter de 4 a 6 horas disponíveis por dia para trabalhar;
  • Estar cursando ou concluído o ensino Fundamental/Médio;
  • Possuir disponibilizada para participar dos curso profissionalizantes da empresa;
  • O candidato não pode ter nenhum registro na carteira de trabalho.

Quais são os benefícios do Jovem Aprendiz?

Além de ser uma excelente oportunidade de primeiro emprego, o Jovem Aprendiz ainda conta com diversas vantagens garantidas em lei para os participantes do programa se desenvolverem como profissionais.

Neste sentido, segundo a Lei da Aprendizagem, o Jovem Aprendiz possui os mesmos direitos do trabalhador amparado pela CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas), tais como:

  • 13º salário;
  • Férias remuneradas;
  • Vale-refeição;
  • Vale-transporte;
  • FGTS;
  • Previdência Social;
  • Cursos profissionalizantes.

Em relação a remuneração do Jovem Aprendiz, é necessário pontuar que isso varia conforme o cargo e a região onde o aprendiz atua. Sendo assim, essa informação será esclarecida durante o processo seletivo

Vagas ofertadas pelo Jovem Aprendiz Natura

A princípio, vale pontuar que nem todas as vagas disponibilizadas pela Natura são para estoque ou vendas. Atualmente, a empresa oferece diversas atividades aos aprendizes, tais como atendimento ao cliente, atuação em diversos setores, além da organização de planilhas e produtos.

Neste sentido, a Natura conta com vagas em todos os seus setores. Para conferi-las, é necessário ver as oportunidades disponíveis durante a inscrição no processo seletivo. Além disso, para facilitar o acesso às vagas, a Natura disponibiliza cursos profissionalizantes para facilitar o conhecimento técnico e teórico dos selecionados no Jovem Aprendiz Natura.

Como se inscrever no Jovem Aprendiz Natura?

Para quem busca uma primeira oportunidade de emprego, nada melhor do que se inscrever no Jovem Aprendiz Natura! Em relação ao programa 2023, a Natura já disponibilizou vagas e o processo de cadastro no programa já está aberto no site da empresa.

Inclusive, vale citar que mesmo que o processo de cadastro seja online, as demais etapas do processo seletivo são presenciais. Portanto, confira o passo a passo para se inscrever no Jovem Aprendiz Natura:

  • Para começar, acessar o site de vagas da Natura;
  • Logo após, no campo de pesquisas, digite “Aprendiz” e selecione a região onde você está;
  • Em seguida, aparecerá uma lista com todas as vagas disponíveis para o Jovem Aprendiz Natura;
  • Sendo assim, clique na opção “Cadastre-se” para selecionar uma das vagas;
  • Após isso, informe seu login e senha na plataforma. Caso não possua cadastro, basta realizá-lo na própria plataforma;
  • Em seguida, escolhe a sua vaga e comece a preencher o formulário;
  • Por fim, basta anexar o seu currículo e aguardar o contato para as demais etapas do processo seletivo.

Finalmente, tudo o que você precisará fazer é aguardar o contato da Natura para o processo seletivo. Assim, vale citar que quanto melhor for o seu currículo, melhor será a sua chance de ser aprovado no processo seletivo. 

Leia mais: Jovem Aprendiz Porto Alegre – Oportunidades em Aberto

PUBLICIDADE

Pesquise Aqui...