Jovem Aprendiz Porto Alegre – Oportunidades em Aberto

PUBLICIDADE

Criado com a missão de oferecer o primeiro emprego a jovens de baixa renda, o Jovem Aprendiz já se tornou o maior programa assistencialista e trabalhista para estudantes do Brasil. Neste sentido, o Jovem Aprendiz Porto Alegre é uma das oportunidades para jovens do sul do Brasil. Sendo assim, confira como consultar as vagas disponíveis!

Desde a sua criação, o Jovem Aprendiz já abriu mais de 1 milhão de vagas de emprego no Brasil. Mesmo que o programa tenha diminuído sua presença nos últimos anos, ele continua sendo o mais importante do país para profissionalização de jovens entre 14 e 24 anos. 

PUBLICIDADE

Sendo assim, todos os estados brasileiros já aderiram ao programa. Em suma, além da inclusão social, o Jovem Aprendiz também oferece benefícios às empresas, desde incentivos fiscais até a mão de obra mais acessível. No entanto, o maior benefício é relativo ao FGTS, já que as empresas pagam somente 2% por cada aprendiz, diferente dos 8% dos funcionários CLT. 

Conheça mais sobre o Jovem Aprendiz

Criado pela Lei da Aprendizagem, o Programa Jovem Aprendiz é uma iniciativa federal para assegurar a jovens de 14 a 24 anos sua primeira oportunidade de emprego formal. Para isso, a lei determina que médias e grandes empresas tenham, no mínimo, 5% de seu quadro de funcionários composto por aprendizes. Além disso, as empresas contratantes também devem oferecer cursos profissionalizantes para capacitar esses funcionários.

PUBLICIDADE

Na prática, o Jovem Aprendiz visa a inclusão social de jovens no mercado de trabalho, especialmente os de baixa renda. Para isso, ele pode ser ligado a entidades técnicas, como o SENAI ou SENAC, por exemplo, para oferecer cursos e outras oficinas para seus aprendizes.

Paralelamente, num mundo onde discutimos constantemente sobre práticas de trabalho mais saudáveis, o Jovem Aprendiz é uma excelente oportunidade para as empresas. Isso porque, ao adotar o programa, as empresas também podem aperfeiçoar sua cultura organizacional, dando espaço para novos talentos e integrando qualificação profissional de forma prática e efetiva.

Como funciona o Jovem Aprendiz?

Criado através da Lei 10.097/2000, também chamada de Lei do Aprendizado, o Jovem Aprendiz é uma iniciativa do Governo Federal para incentivar jovens na busca pelo seu primeiro emprego. Dessa forma, ela determina que as empresas assinem um contrato de trabalho com jovens entre 14 e 24 anos, que pode durar até 2 anos.

PUBLICIDADE

Neste sentido, enquanto realiza suas atividades profissionais, o aprendiz também tem acesso a cursos profissionalizantes e outras oficiais, para complementar sua formação. Além disso, é determinado que o aprendiz continua matriculado e frequentando a escola normalmente para continuar com o seu contrato de trabalho.

Por outro lado, o aprendiz deve ter carga horária entre 4 a 6 horas diárias trabalhadas, para não atrapalhar sua formação escolar. No entanto, em alguns casos, é permitido que o aprendiz trabalhe 8h diárias, desde que esse período extra seja compensado em bancos de horas fornecido pela empresa.

Inclusive, o Jovem Aprendiz é vedado por lei de fazer hora extra, assim como de trabalhar em horário noturno, que compreende das 22h às 5h. Em suma, pode-se dizer que a missão do Jovem Aprendiz é beneficiar jovens a encontrarem seu primeiro emprego, especialmente os de baixa renda.

Quais os critérios para ser um Jovem Aprendiz?

Embora as empresas contratantes possam definir alguns critérios para a contratação do Jovem Aprendiz, o programa conta com regras fixas para os jovens que desejam participar. São elas:

  • Ter entre 14 e 24 anos;
  • Estar matriculado no Ensino Fundamental ou Médio;
  • Ter um bom histórico escolar;
  • Não possuir registro na carteira de trabalho.

Além disso, no caso de Pessoas com Deficiência (PCD), não há limite de idade para ingressar no programa. 

Qual o salário de um Jovem Aprendiz?

A princípio, vale citar que não existe um salário base para o Jovem Aprendiz, embora a remuneração média varie entre R$430,00 a R$880,00. Na prática, o salário do Jovem Aprendiz varia conforme a empresa e cargo trabalhados, ou seja, não há como ter uma previsão para cada caso.

Além disso, o valor do salário também é calculado pelas horas trabalhadas do aprendiz. Por outro lado, regiões como o Rio de Janeiro, por exemplo, contam com um salário mínimo regional, diferente do salário mínimo nacional. Por isso, essa condição também pode alterar o salário final do aprendiz.

Quais os direitos do Jovem Aprendiz?

Conforme a Lei da Aprendizagem, o Jovem Aprendiz conta com os mesmos direitos do funcionário amparado pela CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas). Sendo assim, os benefícios são os seguintes:

  • Férias remuneradas;
  • 13º salário;
  • FGTS;
  • Previdência Social;
  • Vale-refeição;
  • Vale-transporte.

É necessário pontuar que, dependendo da empresa ou do cargo, o aprendiz também pode ser agraciado com benefícios extras

Como se inscrever no Jovem Aprendiz Porto Alegre?

O Jovem Aprendiz Porto Alegre é um dos mais buscados da região sul, especialmente devido à remuneração interessante oferecida pelas empresas contratantes. Assim, fica mais fácil para os jovens que devem encontrar o seu primeiro emprego na cidade.

Atualmente, uma das melhores maneiras de encontrar vagas no Jovem Aprendiz Porto Alegre é através do LinkedIn. Para isso, basta acessar o link do Jovem Aprendiz, filtrar o local como Porto Alegre, e filtrar as vagas disponíveis na cidade.

Sendo assim, após encontrar uma vaga de seu interesse, basta ler todos os requisitos e clicar na opção “candidatar-se”. Em seguida, basta preencher os dados necessários para ser chamado para o processo seletivo. Assim, vale citar que o contato pode ser feito pelo próprio LinkedIn, com também por e-mail ou telefone.

Como se inscrever no Jovem Aprendiz Porto Alegre pelo CIEE?

Assim como em outros estados, o CIEE também é responsável por monitorar as vagas do Jovem Aprendiz no Rio Grande do Sul. Dessa forma, confira abaixo como participar do Jovem Aprendiz Porto Alegre pelo CIEE:

  • Para começar, acesse o site do CIEE;
  • Em seguida, determine sua localização, no caso, Porto Alegre;
  • Na aba superior, clique na opção “Acessar/Cadastrar”;
  • Caso tenha cadastrado, faça o login. Caso não o possua, preencha as informações necessárias;
  • Em seguida, clique na aba “Jovem Aprendiz”;
  • Então, confira quais vagas estão disponíveis;
  • Por fim, se candidate a uma vaga e anexe o seu currículo.

Após esse processo, basta aguardar o contato da empresa para agendar o seu processo seletivo. Inclusive, para ter mais sucesso, é recomendado que você inclua o máximo de informações possíveis no currículo, mesmo que ainda não tenha experiência profissional. Para isso, inclua os cursos e habilidades técnicas e teóricas que você possui. 

Leia mais: Jovem Aprendiz SP – 10 Empresas contratando em 2023

PUBLICIDADE

Pesquise Aqui...