A criação do programa Jovem Aprendiz foi uma iniciativa do Governo Federal para assegurar o direito do primeiro emprego a jovens brasileiros, especialmente os de baixa renda. Neste sentido, o Estado de São Paulo, sendo o maior do Brasil, desenvolveu o Jovem Aprendiz SP, com milhares de oportunidades para jovens entre 14 e 24 anos. 

Desde a criação do Jovem Aprendiz, em 2000, o estado de São Paulo foi um dos que mais ofereceu vagas para fomentar o programa. Isso ocorre porque a maioria das empresas de médio e grande parte do estado se interessaram em receber aprendizes para o seu quadro de funcionários. Além disso, por ser a grande metrópole brasileira, tais empresas reconhecem a importância de investir em conhecimento técnico e profissionalizante.

Sendo assim, o Jovem Aprendiz São Paulo oferece vagas de emprego durante todo o ano, sem um período específico para começo das inscrições. Além disso, o estado conta com um salário próprio, baseado na remuneração regional, ou seja, o Jovem Aprendiz pode receber uma quantia maior do que em outros estados, por exemplo.

Jovem Aprendiz Caixa

Jovem Aprendiz Caixa

Diversas oportunidades em aberto para quem deseja se tornar um Jovem Aprendiz da Caixa. Confira as oportunidades no artigo abaixo.

A história do Jovem Aprendiz

Criado em 2000, o Jovem Aprendiz tem como missão desenvolver as habilidades técnicas e profissionais dos jovens brasileiros, especialmente os de baixa renda. Assim, ele determina que empresas públicas e privadas contratem jovens entre 14 e 24 para adquirir experiência corporativa, a fim de aprimorar seus conhecimentos para o mercado de trabalho.

Neste sentido, além das habituais atividades de trabalhos, os jovens também são amparados com cursos técnicos e outras oficinas, para se especializarem em um segmento específico. Sendo assim, isso ocorre porque, geralmente, o ensino básico não oferece tais oportunidades, ou seja, o Jovem Aprendiz visa preencher uma lacuna na profissionalização de milhões de jovens brasileiros.

Também conhecido como Aprendiz Legal, o Jovem Aprendiz foi promulgado através da Lei 10.097/2000, popularmente conhecida como Lei da Aprendizagem. Em suma, tal lei determina que as empresas deverão contratar, no mínimo, 5% de jovens aprendizes para o seu quadro de funcionários. Por outro lado, vale destacar que, no caso de Pessoas com Deficiência (PCD), não existe limite de idade para contratação.

Quais são as funções de um Jovem Aprendiz?

Na prática, as atividades do jovem aprendiz serão determinadas conforme a vaga no qual ele se candidatou, variando de empresa para empresa. No entanto, as atividades devem conciliar conhecimento teórico e prática, incluindo cursos profissionalizantes e outras oficinas para contribuir com o crescimento profissional do aprendiz.

Além disso, a legislação brasileira determina que, no caso de contratação de aprendizes, as empresas deverão disponibilizar um supervisor para coordenar e orientar os jovens na empresa. Assim, além de fiscalizar suas funções, eles deverão oferecer suporte técnico e operacional, para garantir que a experiência profissional dos jovens seja efetiva. 

Como funciona o Jovem Aprendiz São Paulo

A princípio, vale citar que o Jovem Aprendiz São Paulo é amparado pela L10097/2000, que determina que as empresas contratantes oferecem um salário justo. Como mencionado, o estado conta com uma remuneração regional, ou seja, é possível que o jovem seja amparado com um salário maior que a base nacional dos aprendizes.

Além disso, devido ao número de jovens no estado, o Governo Estadual apontou que as vagas do Jovem Aprendiz São Paulo sejam concentradas em uma única plataforma, a CIEE. No entanto, também é possível se candidatar diretamente no site das empresas contratantes, mas isso varia de cada uma delas.

Quais são os requisitos para participar do Jovem Aprendiz São Paulo?

Embora as empresas também possam definir alguns critérios para a contratação de jovens aprendizes, a Lei da Aprendizagem determina alguns requisitos básicos para a contratação através do programa. Assim, para que alguém possa se candidatar como Jovem Aprendiz, é necessário possuir os seguintes requisitos:

  • Possuir entre 14 e 24 anos;
  • Ter disponibilizado diária de 6 horas;
  • Não conta com experiência profissional na carteira de trabalho;
  • Possuir um bom histórico escolar;
  • Contar com boa frequência nas aulas.

Por outro lado, é necessário reforçar que em casos de Pessoas com Deficiência (PCD), não existe limite de idade para integrar o programa. Inclusive, o Jovem Aprendiz poderá manter o seu contrato por até 2 anos, podendo também ser efetivado durante esse período.

Quais são os benefícios do Jovem Aprendiz?

Segundo a Lei da Aprendizagem, o Jovem Aprendiz possui os mesmos direitos trabalhistas dos funcionários amparados pela CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas). Embora as empresa contratantes também possam oferecer benefícios extras, em suma, os principais são:

  • 13º salário.
  • Vale-alimentação;
  • Vale-transporte;
  • FGTS;
  • Previdência Social;
  • Jornada de trabalho reduzida (até 6h diárias).

Sendo assim, em alguns casos o Jovem Aprendiz também é agraciado com valores bônus, como comissões, por exemplo. Contudo, isso depende da vaga e instituição onde ele estará inscrito.

Como participar do Jovem Aprendiz São Paulo?

Atualmente, realizar a inscrição do Jovem Aprendiz São Paulo é mais simples do que parece! Aliás, como mencionamos, as inscrições ao programa são realizadas através de duas plataformas: CIEE e Trabalha Brasil. Isso ocorre porque a concentração em tais plataformas é ideal para manter o controle do programa no estado.

Sendo assim, confira o passo a passo de como se inscrever através de cada uma delas:

Cadastro pelo CIEE

O CIEE é a maior plataforma brasileira para acesso a vagas de emprego para jovens. Por isso, ela foi escolhida para ser a mediadora do Jovem Aprendiz no estado. Confira como realizar sua inscrição:

  • Acesse o site do CIEE São Paulo;
  • Em seguida, realize o seu cadastro e clique na aba “Jovem Aprendiz”
  • Depois, selecione as vagas disponíveis e se cadastre na que melhor se adequa a suas necessidades;
  • Por fim, anexe o seu currículo e aguarde o contato da empresa.

Cadastro pelo Trabalha Brasil

Outra opção para se inscrever no Jovem Aprendiz São Paulo é pelo Trabalha Brasil. Confira o passo a passo:

  • Acesse o portal Trabalha Brasil;
  • Realizar o seu cadastro na plataforma;
  • Depois, acesse a aba “Jovem Aprendiz”;
  • Por fim, escolha uma das vagas disponíveis e faça a sua inscrição.

Finalmente, em ambos os casos, você terá uma resposta sobre a inscrição via celular ou e-mail. Portanto, basta anexar o melhor currículo que você puder criar, para garantir a sua vaga no programa!

Leia mais: Vagas Jovem Aprendiz no CIEE – Vagas em todo Brasil