Teste vocacional gratuito – descubra quais são os seus talentos

PUBLICIDADE

A princípio, podemos dizer que saber qual carreira seguir é um verdadeiro desafio, especialmente quando somos mais novos. No entanto, o teste vocacional foi criado para tornar o processo mais leve e fácil. Então, se você está precisando saber o que fazer da vida, vamos te mostrar onde encontrar um teste vocacional gratuito!

Teste vocacional gratuito
Teste vocacional gratuito (Foto/divulgação)

Atualmente, diversas novas profissões surgem a cada dia. Com o uso da tecnologia, parece que ficou mais fácil encontrar algo que gostamos de fazer. No entanto, por outro lado, com tantas opções, é difícil para algumas pessoas saber o que seguir na carreira, e isso não é difícil de entender o porquê.

PUBLICIDADE

Sendo assim, se você ainda está perdido sobre o que fazer na vida, vamos te mostrar o que é o teste vocacional. Além de te explicar como ele funciona, vamos te mostrar também porque esse teste é essencial para encontrar uma carreira adequada às suas necessidades. Dessa forma, ficará mais fácil para você entender o que fazer da vida.

O que é teste vocacional?

Durante o ensino médio, é muito comum que muitas escolas apliquem o teste vocacional para seus alunos. Embora seja uma técnica bastante conhecida, muitas pessoas não sabem como ele realmente funciona. Na prática, podemos dizer que é uma ferramenta que visa compreender os anseios das pessoas, para indicar a melhor carreira para elas.

PUBLICIDADE

Sendo assim, pode-se definir o teste vocacional como uma ferramenta para ajudar as pessoas a encontrarem sua vocação profissional. Através dos seus questionários, podemos conhecer nossos dons e quais são as áreas mais indicadas para os nossos interesses e personalidade. 

Como cada pessoa possui uma série de características e pensamentos, além de vontade de seguir em determinadas áreas, o teste vocacional vem para organizar essas informações. Isso porque ele combina diversas informações sobre o aluno, com informações sobre profissões e atividades específicas, criando uma base para indicar qual é a verdadeira vocação dessa pessoa.

Além disso, é muito comum que as pessoas façam testes vocacionais para saber quais cursos devem escolher na universidade. Isso porque, na prática, através do relatório do teste vocacional, fica mais fácil entender qual profissão seguir, ou seja, escolher o curso universitário para começar uma carreira fica muito mais fácil.

PUBLICIDADE

Dessa forma, podemos dizer que o testes vocacionais é fundamental para alguém ter sucesso e realização profissional, pois permite a construção de uma carreira baseada na personalidade do indivíduo. Além disso, como o teste vocacional permite que as pessoas encontrem a sua carreira dos sonhos, ele também oferece maior segurança pessoal, uma vez que as pessoas são mais felizes fazendo o que amam.

Por que devemos fazer um teste vocacional?

Quando estamos no ensino médio, o futuro sempre nos parece incerto. Com tantas oportunidades e caminhos a seguir, as dúvidas sobre qual decisão tomar é algo que realmente nos afeta. Basicamente, isso ocorre porque uma decisão errada pode nos afetar para o resto da vida, ou seja, temos que ter cuidado com a carreira que iremos escolher.

Por outro lado, o teste vocacional não é somente um amontoado de perguntas sem conexão. Na verdade, ele utiliza diversos instrumentos de autoconhecimento, especialmente testes psicológicos, para compreender melhor a realidade e os anseios de cada um. Neste sentido, vale pontuar que realizar o teste vocacional com um psicólogo é uma excelente maneira de ter bons resultados.

Sendo assim, quando perguntamos qual carreira seguir, devemos ter em mente que o teste vocacional é a melhor ferramenta para obter essa resposta. Além disso, ele também serve como um guia para encontrar as profissões mais adequadas ao nosso perfil, baseado nas respostas dadas sobre nossa personalidade.

As melhores opções de teste vocacionais gratuitos

Como mencionado, os testes vocacionais são essenciais para tomar a decisão de qual carreira seguir. No entanto, nem sempre eles estão disponíveis gratuitamente, tornando essa decisão muito mais difícil. No entanto, algumas plataformas já disponibilizam o teste vocacional gratuitamente. Confira as melhores!

1 – Guia da Carreira

Além de trazer dados e informações sobre diversas profissões, o Guia da Carreira também disponibiliza um teste vocacional gratuito. No site, basta acessar a aba de teste vocacional e responder as 15 perguntas disponibilizadas. Conforme as instruções do teste, é necessário escolher somente a resposta que realmente combina com sua personalidade.

Por outro lado, além de indicar um melhor direcionamento para sua carreira, o site também recomenda que você busque um profissional para uma avaliação mais completa. Caso queira, você também poderá conhecer diversas profissões na plataforma, que podem até te ajudar a direcionar melhor o que fazer no futuro.

2 – Seja baixo!

Para algumas pessoas, os testes vocacionais com muitas perguntas são melhores para entender o que fazer no futuro. Dessa forma, o Sejabixo! trouxe uma opção incrível para te mostrar qual profissão seguir. Isso porque o seu teste vocacional conta com mais de 106 perguntas, permitindo que você compreenda a fundo o que realmente deseja fazer.

Neste teste vocacional, ao responder o teste, um formulário surgirá juntamente com uma pontuação aplicada para 15 tipos de profissões. Dessa forma, quanto maior for a sua pontuação em um grupo, maior é sua afinidade com determinadas profissões.

3 – Enem Brasil

Desenvolvido pelo sistema educacional Cruzeiro do Sul, o teste motivacional do Enem Brasil é perfeito para alunos do ensino médio que não sabem que carreira seguir. Embora seja gratuito, a plataforma solicita alguns dados para liberar o teste vocacional, como nome completo, telefone para contato e e-mail.

No teste, temos acesso a um questionário de 22 perguntas, que incluem questionamentos sobre preferências pessoais, que vão desde livros a esportes favoritos. Sendo assim, após a realização do teste, o site indicará a área de conhecimento mais adequada ao seu perfil e, consequentemente, uma lista de profissões que você poderá seguir.

Por fim, fazer um teste vocacional é fundamental para saber qual carreira seguir, especialmente em um mundo onde nossas profissões surgem a cada dia. Por isso, não perca a oportunidade de fazer o seu teste o quanto antes, especialmente se você está perdido nessa decisão tão importante!

Leia mais: Jovem Aprendiz Santander

PUBLICIDADE

Pesquise Aqui...